06/02/2024 18:30 - EM
Olímpico
Irmãs Valente embarcam para o Mundial de Esportes Aquáticos
As atletas de high diving do Fluminense Jaki Valente e Paty Valente disputam a competição em Doha, no Catar


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

As atletas de high diving do Fluminense Jaki Valente e Paty Valente embarcam nesta terça-feira (06/02) para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, realizado em Doha, no Catar. Na competição, que será realizada do dia 2 ao 18 de fevereiro, as atletas terão quatro dias de treinamento no local antes de competirem, nos dias 13 e 14.



Na modalidade, que se diferencia dos saltos ornamentais pela altura, com plataformas de 20 metros no feminino e 27 no masculino, e pela entrada das atletas na água, de pé ao invés de cabeça devido ao impacto, Jaki é pioneira no país. Atualmente, as irmãs treinadas pela técnica Andréia Boehme, que falou sobre a expectativa para o torneio, são as únicas brasileiras praticantes do esporte.



“O trabalho está sendo bem feito e nosso objetivo é que ambas estejam entre as 12 melhores atletas do mundo na modalidade. É uma prova que contará com grandes saltadoras, assim como elas, e espero um bom resultado das duas”, disse Andréia, que estará com as saltadoras na competição.




Oitava colocada no Mundial de Esportes Aquáticos do Japão e décima na Copa do Mundo de High Diving de Fort Lauderdale, ambos torneios realizados em 2023, Paty falou sobre o trabalho realizado e a constante busca pela evolução.



“Falando sobre o Mundial, a expectativa é sempre de evolução. Desde o ano passado, o treinamento tem rendido muitos frutos, como o oitavo lugar e o convite para o Red Bull Cliff Diving World Series. Tudo isso é muito significativo, é uma honra estar entre as melhores saltadoras do mundo e representar o Brasil”, disse a saltadora.




Celebrando dez anos no esporte, Jaki Valente, pioneira do high diving no Brasil e vice-campeã da Copa do Mundo da modalidade em 2019, falou sobre o marco, a alegria em competir ao lado da irmã e os objetivos no Mundial.



“Em 2024, completo dez anos nesse esporte, no qual estive sozinha por muito tempo, e também dez anos que conheci a Andréia (técnica do Fluminense), então é um ano especial. Será o primeiro Mundial ao lado da minha irmã e será a realização de um sonho. A gente entende exatamente nossas dificuldades e compartilha muita coisa, estou contando os dias para viver isso com ela. Trabalhamos muito e estamos focadas. Meu objetivo é colocar em prática o que tenho treinado, realizar meus quatro saltos e me divertir”, finalizou Jaki.




Além do Mundial de Esportes Aquáticos, a agenda da modalidade no ano conta, entre outras competições, com a Copa do Mundo da modalidade, que será realizada em Brasília entre os dias 11 e 13 de outubro, e é também um dos objetivos das atletas tricolores.


Texto: Comunicação/FFC

Fotos: Mailson Santana/FFC



Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Hospitaldasclinicas original
Orthopride original
Avanutri original
Aguiabranca original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Bluepex original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prosoccer original
Prata original