Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!
As atletas de high diving do Fluminense Jaki Valente e Paty Valente embarcam nesta terça-feira (06/02) para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, realizado em Doha, no Catar. Na competição, que será realizada do dia 2 ao 18 de fevereiro, as atletas terão quatro dias de treinamento no local antes de competirem, nos dias 13 e 14.
Na modalidade, que se diferencia dos saltos ornamentais pela altura, com plataformas de 20 metros no feminino e 27 no masculino, e pela entrada das atletas na água, de pé ao invés de cabeça devido ao impacto, Jaki é pioneira no país. Atualmente, as irmãs treinadas pela técnica Andréia Boehme, que falou sobre a expectativa para o torneio, são as únicas brasileiras praticantes do esporte.
“O trabalho está sendo bem feito e nosso objetivo é que ambas estejam entre as 12 melhores atletas do mundo na modalidade. É uma prova que contará com grandes saltadoras, assim como elas, e espero um bom resultado das duas”, disse Andréia, que estará com as saltadoras na competição.
Oitava colocada no Mundial de Esportes Aquáticos do Japão e décima na Copa do Mundo de High Diving de Fort Lauderdale, ambos torneios realizados em 2023, Paty falou sobre o trabalho realizado e a constante busca pela evolução.
“Falando sobre o Mundial, a expectativa é sempre de evolução. Desde o ano passado, o treinamento tem rendido muitos frutos, como o oitavo lugar e o convite para o Red Bull Cliff Diving World Series. Tudo isso é muito significativo, é uma honra estar entre as melhores saltadoras do mundo e representar o Brasil”, disse a saltadora.
Celebrando dez anos no esporte, Jaki Valente, pioneira do high diving no Brasil e vice-campeã da Copa do Mundo da modalidade em 2019, falou sobre o marco, a alegria em competir ao lado da irmã e os objetivos no Mundial.
“Em 2024, completo dez anos nesse esporte, no qual estive sozinha por muito tempo, e também dez anos que conheci a Andréia (técnica do Fluminense), então é um ano especial. Será o primeiro Mundial ao lado da minha irmã e será a realização de um sonho. A gente entende exatamente nossas dificuldades e compartilha muita coisa, estou contando os dias para viver isso com ela. Trabalhamos muito e estamos focadas. Meu objetivo é colocar em prática o que tenho treinado, realizar meus quatro saltos e me divertir”, finalizou Jaki.
Além do Mundial de Esportes Aquáticos, a agenda da modalidade no ano conta, entre outras competições, com a Copa do Mundo da modalidade, que será realizada em Brasília entre os dias 11 e 13 de outubro, e é também um dos objetivos das atletas tricolores.
Texto: Comunicação/FFC
Fotos: Mailson Santana/FFC