Trabalho

Xerém:


A base do Fluminense tem como objetivo fornecer atletas de qualidade para o elenco profissional. Poucos clubes no Brasil utilizam de forma tão expressiva as joias lapidadas em casa. O Tricolor tem uma formação que começa no futsal ou nas escolas oficiais (Projeto Guerreirinhos) e passa por Xerém, com todo o suporte para desenvolver da melhor forma os atletas. O Flu foi o primeiro clube grande do Rio de Janeiro a possuir o Certificado de Clube Formador da CBF.

O CTVL - Centro de Treinamentos Vale das Laranjeiras - é localizado em Xerém, no município de Duque de Caxias-RJ. O CT da base tricolor possui uma área de mais de 120 mil m². Os Moleques de Xerém contam, ao todo, com sete campos, sendo um de grama artificial, academia, dormitório para 90 atletas, sala de psicologia, nutrição, departamento de fisiologia, auditório, refeitório, sala de metodologia, sala de desempenho e toda a estrutura necessária para desenvolver da melhor forma possível o futebol dos atletas.

Xerém segue a mesma metodologia de treinos para todas as categorias. Porém, o trabalho é diferenciado para cada faixa etária, respeitando o desenvolvimento físico, mental e técnico de cada Moleque de Xerém. As faixas etárias são:

- Sub-19 – nascidos em 2001 e 2002

- Sub-17 – nascidos em 2003

- Sub-16 - nascidos em 2004

- Sub-15 - nascidos em 2005

- Sub-14 - nascidos em 2006

- Sub-13 – nascidos em 2007

- Sub-12 - nascidos em 2008

- Sub-11 - nascidos em 2009


DNA Tricolor:



A base do Fluminense tem uma filosofia e metodologia própria. Xerém segue a mesma metodologia para todas as categorias, seguindo a mesma ideia de jogo. Porém, o trabalho é diferenciado para cada faixa etária, respeitando a fase de desenvolvimento de cada Moleque de Xerém.

Propósito: Faça uma melhor pessoa que teremos um melhor jogador
Missão: Formar em excelência atletas de futebol no âmbito social, esportivo e humano
Visão: Ser referência na identificação, desenvolvimento e revelação de jogadores profissionais de futebol
Valores: Meritocracia, Criatividade, Respeito, Espírito de Equipe e Comprometimento

O clube disponibiliza para os profissionais da base um Documento Orientador com toda a metodologia de formação da base do Fluminense.

Captação:


A captação de atletas de Xerém é uma referência, com um grupo de scout profissional, que conta com avaliadores regionalizados, para analisar jogadores por todo o Brasil e nos principais centros da América Latina. Os jogadores são captados após uma série de estudos e acompanhamento de jogos. O trabalho é totalmente integrado com a equipe principal. Os atletas chegam ao clube e passam por novas avaliações dos coordenadores técnicos, das comissões técnicas e de um comitê de avaliação, antes de serem incorporados aos elencos.

O Fluminense conta com avaliadores que têm a função de observar atletas em localidades distintas. Porém, a seleção de atletas para as divisões de base é realizada de diversas outras formas. Uma delas é por meio da realização de amistosos e participação em torneios com equipes de diferentes localidades, nos quais os técnicos das equipes do Fluminense selecionam os atletas que mais interessam. Uma outra forma é pelo processo seletivo (Dia do Guerreiro Tricolor), no próprio Centro de Treinamentos Vale das Laranjeiras, com atletas que desejam ingressar nas divisões de base do Fluminense. Além de avaliações externas em torneios oficiais e não oficiais por todo o Brasil.

Futsal:

O Fluminense é um dos poucos clubes do Brasil que têm o futsal totalmente voltado para a formação de jogadores para o futebol de campo. O esporte, celeiro de craques por todo o mundo, é ligado diretamente à diretoria de Xerém e possui grande integração com atletas e profissionais das duas áreas. Muitos atletas que brilharam e brilham na equipe principal do clube chegaram ao Tricolor por meio do futsal. Atualmente, mais de 100 meninos oriundos do futsal desenvolvem seus talentos no CT Vale das Laranjeiras, em Xerém.

Guerreirinhos:

Um dos grandes diferenciais do Fluminense em seu sistema de captação de jovens jogadores é o projeto Guerreirinhos. Ele permite que escolinhas de futebol com a filosofia de jogo e metodologia de treinos do clube sejam abertas em qualquer lugar do Brasil, ou do exterior, desde que, claro, consigam preencher os requisitos para se tornar uma franquia. Já são mais de 30 atletas oriundos das escolinhas treinando atualmente em Xerém. As escolinhas são visitadas frequentemente por profissionais do Tricolor. Nelas, são cobradas, além da qualidade necessária para receber o certificado do clube, a metodologia de formação do Fluminense.

Ao contrário do que acontece na maioria dos clubes, as escolinhas oficiais não são produtos do marketing do Fluminense. Elas fazem parte do sistema de captação de Xerém e ajudam a trazer para Xerém grandes jogadores. O projeto Guerreirinhos (escolinhas oficias) representa muito mais do que uma escola que ensina futebol a crianças. Pelo benefício comprovado que o esporte traz aos jovens, não apenas físico, mas na parte disciplinar, o Fluminense demonstra seu interesse nobre de se solidificar cada vez mais como uma instituição que tem compromisso com a sociedade.

Formando mais do que atletas:

"Faça uma pessoa melhor, que você terá um jogador melhor". O propósito de Xerém é muito mais do que apenas um lema. Além de todo o trabalho realizado dentro dos campos com treinamentos que respeitam a metodologia e filosofia própria de Xerém, acompanhado de perto por grandes profissionais, os jogadores da base do Fluminense participam de palestras, cursos e atividades sociais que aumentam o horizonte de conhecimento e desenvolvem o sistema cognitivo dos jovens, para que estes se tornem cidadãos mais completos.

Amistosos

O Fluminense recebe semanalmente, nas dependências de Xerém, equipes e escolinhas para a realização de amistosos. Esta atividade é parte relevante no processo de desenvolvimento dos atletas das divisões de base do clube.

Sendo assim, caso haja interesse em marcar amistosos no CTVL contra as equipes de base do Fluminense, entre em contato com a Coordenação de Xerém: Edgard Maba, Decio Oliveira, Raphael Munhoz e Raphael Mello. Telefone: (21) 2679-4634.

O Fluminense também tem o interesse em realizar amistosos fora do CTVL. Para isto o Tricolor exige que o interessado disponibilize o transporte da equipe, alimentação e hospedagem, se necessário.

próximos confrontos
Campeonato Brasileiro
Ava%c3%ad fc site
1
X
1
Fluminense
36ª RODADA - Dom, 1/12, 16:00 - RESSACADA
Campeonato Brasileiro
Fluminense
0
X
0
00003ce %281%29 site
37ª RODADA - Qua, 4/12, 21:30 - MARACANÃ
Campeonato Brasileiro
Corinthians site
1
X
2
Fluminense
38ª RODADA - Dom, 8/12, 16:00 - ARENA CORINTHIANS
Taça Guanabara
Cabofriense site
0
X
1
Fluminense
1ª RODADA - Dom, 19/1, 19:00 - ELCYR RESENDE
Taça Guanabara
Fluminense
2
X
0
Portuguesa rj site
2ª RODADA - Qui, 23/1, 20:00 - MARACANÃ
Taça Guanabara
Bangu rj site
X
Fluminense
3ª RODADA - Dom, 26/1, 16:00 - MOÇA BONITA
Taça Guanabara
Flamengo site
X
Fluminense
4ª RODADA - Qua, 29/1, 20:30 - MARACANÃ
Taça Guanabara
Fluminense
X
Boavista rj site
5ª RODADA - Sáb, 1/2, 19:00 - MARACANÃ
Copa Sul-Americana
Fluminense
X
Insignia union la calera site
1ª FASE - Ter, 4/2, 21:30 - MARACANÃ
Taça Guanabara
Fluminense
X
Botafogo site
6ª RODADA - Dom, 9/2, 16:00 - MARACANÃ
Copa Sul-Americana
Insignia union la calera site
X
Fluminense
1ª FASE - Ter, 18/2, 19:15 - NICOLÁS CHAHUÁN
SUPERLIGA
Brb brasilia volei site
X
Fluminense
9ª rodada - Ter, 26/2, 19:00 - SESI Taguatinga
SUPERLIGA
Fluminense
X
Sao cristovao saude  sao caetano site
10ª rodada - Sex, 8/3, 20:00 - Hebraica Rio
SUPERLIGA
Fluminense
X
Teamlogo 63 site
4ª rodada - Ter, 12/3, 20:00 - Hebraica
SUPERLIGA
Ywrl3756 400x400 site
X
Fluminense
11ª rodada - Sex, 15/3, 21:30 - Panela de Pressão
SUPERLIGA
Fluminense
X
Dentil  praia clube site
Quartas de final - Qui, 21/3, 21:30 - Hebraica
Ua original
Tim original
Azeiteroyal original
Docerio original
Gatorade original
Brahma original
Futebolmelhor original
Bioleve original
Puri original
Bassan original
Flaviohermolin original
Rentv original
Nhj original
Nb original
Radlink original
Thermohuman original
Bodymetrix original
Vaccini original
Redeon original
Parceiro cbc original
Opusseg original
Mazars original