Xerém:
A categoria de base do Fluminense tem como objetivo preparar atletas de qualidade para o elenco profissional. Poucos clubes no Brasil utilizam de forma tão expressiva as joias lapidadas em casa. O Tricolor tem uma formação que começa no Futsal e passa por Xerém, com todo o suporte necessário para desenvolver da melhor forma os atletas. O Flu foi o primeiro clube grande do Rio de Janeiro a possuir o Certificado de Clube Formador da CBF.O CTVL - Centro de Treinamentos Vale das Laranjeiras - é localizado em Xerém, no município de Duque de Caxias-RJ. O CT da categoria base tricolor possui uma área de mais de 120 mil m². Os Moleques de Xerém contam, ao todo, com sete campos, sendo um de grama artificial, academia, dormitório para 90 atletas, departamentos de informação e apoio metodológico, psicologia, nutrição, fisiologia, auditório e refeitório, estrutura necessária para estimular da melhor maneira possível o futebol dos futuros talentos do Time de Guerreiros.Xerém segue a mesma metodologia de treinos para todas as categorias. Porém, o trabalho é diferenciado para cada faixa etária, respeitando a fase do desenvolvimento técnico, físico, mental de cada Moleque de Xerém. As faixas etárias são:- Sub-20 – nascidos em 2004, 2005 e 2006- Sub-17 – nascidos em 2007- Sub-16 - nascidos em 2008- Sub-15 - nascidos em 2009- Sub-14 - nascidos em 2010- Sub-13 – nascidos em 2011- Sub-12 - nascidos em 2012- Sub-11 - nascidos em 2013
- Sub-10 - nascidos em 2014
- Sub-9 - nascidos em 2015
DNA Tricolor:
A categoria de base do Fluminense tem uma metodologia própria. Xerém adota a mesma filosofia para todas as categorias, seguindo de maneira uniforme as ideias de jogo e formação.Propósito: Faça uma melhor pessoa que teremos um melhor jogadorMissão: Formar em excelência atletas de futebol no âmbito social, esportivo e humanoVisão: Ser referência na identificação, desenvolvimento e revelação de jogadores profissionais de futebolValores: Coragem, Confiança, Respeito, Espírito de Equipe e ComprometimentoO clube disponibiliza para os profissionais da categoria de base um Documento Orientador com a metodologia de formação do Fluminense.Captação:
A captação de atletas do Fluminense é referência. O grupo de scout profissional conta com avaliadores regionalizados para analisar jogadores por todo o Brasil e nos principais centros da América Latina. Os jovens são captados após uma série de estudos e acompanhamento de jogos, em um trabalho integrado ao da equipe principal. Os atletas chegam ao clube e passam por novas avaliações do comitê formado pela comissão e coordenação técnica, antes de serem incorporados ao elenco.O Fluminense conta com avaliadores que têm a função de observar atletas em localidades distintas. Porém, a seleção de jogadores para as divisões de base do clube é realizada de diversas outras formas. Uma delas é por meio da participação em amistosos e torneios, nos quais os técnicos tricolores selecionam os jovens que mais interessam. Uma outra maneira é a através do processo seletivo no próprio Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém.
Futsal:
O Fluminense é um dos poucos clubes do Brasil que têm o Futsal totalmente voltado à formação de jogadores para o futebol de campo. O esporte, celeiro de craques por todo o mundo, é ligado diretamente à diretoria da categoria de base e possui grande integração com atletas e profissionais de ambos os departamentos do clube. Diversos atletas que brilharam no Time de Guerreiros chegaram ao Tricolor por meio do Futsal. Atualmente, mais de 100 meninos oriundos da modalidade desenvolvem seus talentos no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém.
Formando mais do que atletas:
"Faça uma pessoa melhor, que teremos um jogador melhor". O propósito de Xerém é mais que um lema. Além do trabalho realizado dentro das quatro linhas por grandes profissionais com treinamentos que respeitam a metodologia própria da categoria de base do Fluminense, os Moleques de Xerém participam de palestras, cursos e atividades sociais que ampliam o horizonte de conhecimento e estimulam seu sistema cognitivo para que se tornem cidadãos completos.AmistososO Fluminense recebe semanalmente, no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém, equipes e escolinhas para a realização de amistosos. Esta atividade é parte relevante no processo de desenvolvimento dos Moleques de Xerém.Sendo assim, caso haja interesse em marcar amistosos no CTVL contra equipes de base do Fluminense, entre em contato com a supervisão administrativa do departamento: Décio Oliveira e Raphael Munhoz. Telefone: (21) 2679-4634.O clube também tem interesse em realizar amistosos fora do CTVL. Para isto, o Tricolor exige que o interessado disponibilize transporte, alimentação e hospedagem, se necessário.