21/11/2023 18:24 - EM
Futebol
Fluminense x São Paulo terá troca de faixas, patch de campeão, taça e show da cantora Marvvila
Partida pelo Brasileirão acontece nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã




As comemorações pela Glória Eterna não terminaram com o Desfile dos Campeões, que levou cerca de 300 mil tricolores para as ruas do Centro do Rio no último dia 12/11 (domingo). Nesta quarta-feira (22/11), às 21h30, Fluminense e São Paulo se enfrentam no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro com direito a homenagens pelos títulos inéditos das duas equipes na temporada: da Libertadores e da Copa do Brasil, respectivamente.

Antes de a bola rolar, a cantora Marvvila vai se apresentar na beira do gramado. A estrutura de palco será montada atrás do gol localizado próximo ao Setor Sul do Maracanã. O show está previsto para começar às 20h.

Haverá ainda troca de faixas entre os jogadores e presidentes dos dois clubes e a exibição da taça da Conmebol Libertadores. Além disso, o Fluminense usará pela primeira vez o patch de campeão da América no uniforme.



As ações foram organizadas de forma conjunta pelas diretorias dos dois clubes. Fluminense e São Paulo, historicamente, nutrem boa relação, além das recentes inéditas conquistas. A conexão entre os times começou ainda em 1930, poucos meses após a fundação do clube paulista, em julho. Na ocasião, após convite do Tricolor, os são-paulinos conheceram o Estádio de Laranjeiras e enfrentaram um combinado de jogadores de Fluminense e Vasco.

Nos anos 1940, o vínculo entre as instituições se tornou ainda mais forte. Com o objetivo de evoluir e adotar melhores práticas administrativas, dirigentes do São Paulo estiveram no Fluminense, observaram relatórios de gestão e passaram a adotar novos hábitos. Nitidamente, o Fluminense, que há muito tempo já era uma potência poliesportiva, influenciou os dirigentes são-paulinos a trilharem o mesmo caminho. E, assim, em julho de 1942, foi realizada a primeira Olimpíada Tricolor, uma competição multidisciplinar promovida pelos clubes coirmãos com a finalidade de fomentar o esporte como um todo.



Com o passar dos anos, o intercâmbio cultural ou administrativo era apenas uma faceta da união, haja visto que, para as torcidas, os ídolos em comum dentro das quatro linhas eram a maior prova desse estreitamento. Tim, Hércules, Gérson e, principalmente, Telê Santana são exemplos de heróis que marcaram a história de ambos os clubes.

Natural, então, que em momentos de festa e consagração, os tricolores comemorassem de maneira parecida, com o tradicional pó de arroz nas arquibancadas. Um exemplo da amizade entre os clubes foi o confronto de 2 de fevereiro de 1986, um 2 a 2 que marcou o retorno do Estádio de Laranjeiras, que não recebia partidas desde 1970, quando houve entrega de faixas para os campeões carioca e paulista de 1985. Agora, 37 anos depois, em grandes momentos das instituições, os clubes reeditam a história.

Fotos: Lucas Merçon, Marcelo Gonçalves e Rener Pinheiro/FFC
Texto: Comunicação/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original