26/11/2025 18:53 - EM
Xerém | Clube
Fluminense assina contrato para obra de modernização de Xerém
Obras terão início ainda em 2025 e serão pagas com recursos próprios do clube




O Fluminense deu um importante passo para a modernização completa da estrutura de suas categorias de base. O clube apresentou o projeto e assinou, na tarde desta quarta-feira (26/11), o contrato com a construtora que fará a obra no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém. A cerimônia contou com a presença do presidente Mário Bittencourt. Também participaram o vice-presidente de Projetos Especiais, Ricardo Tenório, o vice-presidente da base, Rui Reisinger, e o diretor geral Fernando Simone.

A obra, prevista para começar no próximo dia 8 de dezembro, será realizada pela Delta 4, construtora que venceu o processo de concorrência pública. A estimativa é de que os trabalhos sejam concluídos em aproximadamente 15 meses. Toda a reforma, orçada em cerca de R$ 14 milhões, será realizada com recursos próprios do clube, oriundos do aumento de receita obtido nos últimos anos.



“Vamos dar um salto de qualidade para o futuro. É a nossa grande preocupação, que possamos manter o crescimento do Fluminense não só dentro, mas fora de campo também. Estrutura, tecnologia, qualidade do trabalho, isso tudo pode não aparecer muito para o torcedor, porque o que ganha são os jogadores e torcida, mas isso nos ajuda a ganhar. Se não acompanharmos as mudanças do futebol mundial, se não nos estruturamos de maneira organizada, com o tempo vamos ficando para trás no ponto de vista de estrutura. E é muito importante que tenhamos essa visão de futuro. Essa obra é para o futuro, é um momento histórico para nós. Quem conhece Xerém sabe o trabalho que é feito lá”, disse o presidente Mário Bittencourt, que completou:

“O Fluminense já está entre as cinco melhores bases do Brasil, falo com relação à metodologia de trabalho e revelações de jogadores, e talvez entre as 30 melhores do mundo. Vamos fazer com que consigamos aumentar essa capacidade e, na nossa opinião, vai passar a ser a melhor estrutura administrativa e tecnológica de base do Brasil. Estamos muito felizes por estarmos dando esse salto de qualidade. Isso obviamente vai gerar frutos dentro de campo, na revelação de jogadores e na metodologia de trabalho”.



O projeto prevê que toda a estrutura do departamento de futebol de base seja alocada no novo prédio, no pavimento inferior do CTVL. Atualmente, apenas algumas salas administrativas ocupam o espaço. Com a reforma, a estrutura vai contemplar academia, piscina de recuperação, salas de fisioterapia, fisiologia, psicologia, nutrição, assistência social, departamento médico, vestiários para todas as categorias, auditório e refeitório. Com a reforma, o CT de Xerém passará a contar com estrutura idêntica ao que os jogadores do time profissional usufruem no CT Carlos Castilho.

“Expectativa é a melhor possível. É uma honra trabalhar no meu clube do coração e fazer uma obra desse porte, dessa magnitude, dando continuidade a uma obra passada que já havíamos executado, que foram as vias e pavimentação do CT na Barra. E agora finalmente poder realizar em Xerém e fazer essa benfeitoria para nossos atletas da base continuarem arrebentando quando chegam no profissional. A expectativa é de iniciar no dia 8 de dezembro nossa mobilização. Os projetos também já estão em fase de execução, e finalizar a obra em até 15 meses”, disse o sócio da construtora Delta 4, Marcelo Souza.



A construção de toda a parte inferior do CT possibilitará uma reforma no pavimento superior, que passará a ser ocupado em sua totalidade pela hotelaria, dobrando a capacidade do alojamento que abriga os Moleques de Xerém. Isso vai fazer com que o clube aumente seu potencial de captação e realize mais intercâmbios com jovens atletas de outros estados e países.



Ricardo Tenório, vice-presidente de Projetos Especiais:
“Esse projeto já estava praticamente pronto desde 2022 e desde então ele vem sendo aprimorado. E a gente veio trabalhando em busca de recursos para poder executar. Conseguimos agora e nossa expectativa é de que em 15 meses tudo seja concluído. Hoje Xerém já é muito competitivo. A estrutura que estamos colocando é para melhorar cada vez mais o nível de excelência que a nossa base já tem no cenário mundial”.

Rui Reisinger, vice-presidente da base:
Tudo aquilo que você melhora e oferece de estrutura, você ganha lá na frente. Nosso sonho de ter essa obra vem de bastante tempo e vamos colher os frutos disso lá no futuro. Vamos aumentar os quartos, podendo aumentar a captação, e quando você capta mais, só tem a ganhar. Então toda essa estrutura vai ajudar muito.

Fernando Simone, diretor geral:
“Estamos preparando o Fluminense para daqui a cem anos, não para agora. Isso vai fazer com que o Fluminense tenha talvez a melhor estrutura de base do Brasil. Já temos uma estrutura muito boa, mas com o tempo ela foi ficando um pouco atrasada. Nesse momento, vamos jogar o Fluminense cem anos na frente. Nosso CT vai continuar sendo o melhor que podemos ter, trazendo mais atletas, podendo competir mais, fazer mais atletas para o profissional, que é e sempre foi nossa preocupação, e poder gerar frutos para o Fluminense”.









Texto: Comunicação/FFC
Fotos: Projeto 3D e Marina Garcia/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Logo brahma original
Orthopride original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Llogo 1001 %281%29 original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Ze delivery original
Logo caberj integral sa%c3%9ade original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Logo brahma original
Orthopride original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Llogo 1001 %281%29 original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Ze delivery original
Logo caberj integral sa%c3%9ade original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Flu token original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Flu token original
Cbc original
Prata original