“O emocionante desastre na Serra de Therezopolis”. Essa foi a manchete da revista ‘O Malho’, para descrever o acidente, no dia 9 de março de 1930, envolvendo toda delegação tricolor. Era o começo da temporada e a equipe voltava de Teresópolis para o Rio de Janeiro de trem, meio de transporte muito popular à época, quando a locomotiva perdeu o controle e tombou, causando violento choque entre os vagões. Foram dezenas de feridos e oito mortos, incluindo o zagueiro do Fluminense, Jorge Tavares Py.
Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!
A delegação tricolor retornava da cidade serrana após derrotar a equipe do União Football Club pelo placar de 5 a 1, no Estádio Jorge Pereira da Silva. Os gols da vitória foram marcados por Ivan Mariz e Preguinho (quatro vezes). A partida foi uma disputa única pelo “Troféu Cidade de Theresópolis”. No acidente, a composição se desgovernou e Py tentou acionar os freios do vagão onde se encontrava. Mas, na primeira curva, o trem deu um salto, batendo contra um barranco.
- Ouvi diversas vezes o nome do Jorge Py em minha casa. Certo dia, estávamos retornando para Teresópolis, em 1979. Houve um acidente de carro na estrada, ficamos no engarrafamento e o meu pai me contou que ali embaixo havia ocorrido a batida do trem. Ele tinha uma cicatriz no braço por conta do desastre. Ele costumava mostrar aos amigos, para falar da experiência – explica o cantor e compositor Ivan Mariz Filho, que herdou o mesmo nome do pai, Ivan Mariz.
A antiga revista ‘O Malho’ reconstituiu o acidente em suas páginas. “Às 17 horas de domingo deixou Therezopolis a composição. Dirigida pelo maquinista Manoel Virgilio e tendo como foguista Mario dos Santos. Os dois carros vinham repletos de passageiros, incluindo a delegação do Fluminense, que fora à cidade serrana a convite de um combinado local para uma partida amistosa. A composição descia a serra a princípio com lentidão, sustendo os dois carros, que pareciam funcionar rigorosamente e sem que nada fizesse prever a catástrofe. Quando menos se espera, e por motivo que ainda está sendo apurado, a locomotiva perdeu o controle da manobra, e já agora, sem poder conter o peso dos dois carros lotados, despenha-se serra abaixo, desgovernada. Momentos depois já não se continham mais, abafando as senhoras e as crianças, com os seus gritos de pavor, o barulho infernal da carreira desesperada do trem”.
Em outro trecho da matéria, a publicação descreve com minúcias de detalhes o momento exato do choque e suas consequências. “Alguns passageiros, dos menos calmos, correram às plataformas dos carros para se atirarem fora. Nesse momento chegou à composição a curva chamada ferradura, e a locomotiva, saltando dos trilhos, tombou de encontro a uma barreira, fazendo os carros entrechocarem-se violentamente. Lamentos doloridos e pedidos de socorro partiam de toda a parte. Oito mortos, algumas dezenas de feridos. A família mais atingida pela desgraça foi a do senhor Horacio Costa, estimado comerciante da nossa praça. Suas duas filhinhas, Vera e Aida, mortas de um modo trágico, esmagadas na engrenagem dos carros. Passados os primeiros momentos de estupor, os passageiros salvos foram a socorro dos companheiros de viagem”.
Segundo afirmou Ivan, o Fluminense honrou sua tradição e cumpriu seus compromissos à risca naquele ano, superando o abalo emocional que atingiu todos os atletas tricolores. “Meu pai comentou que o elenco decidiu, em uma reunião após o acidente, que iriam continuar honrando a camisa do Fluminense. O time continuou jogando, mas perdeu o foco, levando alguns anos para conseguir se erguer das cinzas, mas em 1936 a coisa mudou, Graças a Deus”, conta historiador, fazendo referência ao título do Campeonato Carioca de 1936, onde o Fluminense se tornou campeão em cima do Flamengo.
Dhaniel Cohen, do Flu-Memória, afirma que o acidente foi um dos momentos mais tristes da história do Fluminense, até por ter vitimado o zagueiro Jorge Py. “Abalado com a tragédia, o time não teve um bom desempenho no Campeonato Estadual, ficando em sexto lugar na classificação final. Ainda assim, quatro meses depois do desastre em Teresópolis, cinco atletas tricolores disputaram a Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, a primeira da história. Veloso, Fernando, Fortes, Ivan Mariz e Preguinho defenderam a Seleção Brasileira na competição - conta Cohen.
Em 14 de julho de 1930, na estreia da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, João Coelho Neto, mais conhecido como Preguinho, foi o capitão da equipe e autor do primeiro gol do Brasil na história dos Mundiais. Um multiatleta que além de jogar futebol, nadava e participava de corridas.
Em 13 de agosto de 1931, o Fluminense recebeu a “Taça Jorge Py”, após vencer por 3 a 2 uma partida realizada no Estádio das Laranjeiras entre o Fluminense e a Seleção da Federação Gaúcha em favor da família de Jorge Py. A renda foi revertida para o menino Milton, filho do atleta falecido. Os gols foram assinalados por Ivan Mariz, Demósthenes e Preguinho, tendo no apito Alarico Maciel.
Elenco do Fluminense em 1930:
GOLEIRO: Batalha, Veloso, Dalberto
DEFENSOR: Norival, Py, Delson, Telles, Fortes, David, Pinto, Drolhe, Eduardo Long, Alemão,
MEIA: Cabral, Fernando, Ivan, Cardoso, Albino, César, Vicente Caruso, Elói, Pontes, Délson, Jadir, Hermes, Carlos, Frota
ATACANTE: Ripper, Meireles, Alfredo, Preguinho, De Mori, Ary, Sálvyo, Waldemar, Guy, Ary, Azevedo, Zé Maria, Waldemar, Amaury, Loló
TÉCNICO: Luís Vinhaes
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência, otimizar o desempenho, analisar seu uso do site e personalizar o conteúdo. Para mais detalhes, consulte nossa Política de Cookies. Saiba mais sobre como protegemos seus dados acessando nosso Termo de Nomeação do Encarregado pela Proteção de Dados.
Utilizamos diferentes tipos de cookies para otimizar sua experiência em nosso site. Clique nas categorias abaixo para saber mais sobre suas finalidades. Você pode escolher quais tipos de cookies permitir e alterar suas preferências a qualquer momento. Lembre-se de que desativar cookies pode afetar sua experiência no site. Você pode saber mais sobre como usamos cookies visitando nossa Política de Cookies.
Esses cookies são indispensáveis para dar suporte às funcionalidades principais do site, como oferecer um login seguro.
Esses cookies ajudam a exibir conteúdos publicitários relevantes para você.
Esses cookies analisam o uso do site para otimização.
Esses cookies facilitam a medição e a análise para melhorar a experiência de navegação.