01/10/2021 10:08 - EM
Olímpico
Tecnologia é aliada do Flu para traçar estratégias no vôlei
Tobias Fares é o responsável pela análise de desempenho do time adulto feminino


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

De olho na disputa das competições que se aproximam, o time feminino adulto de vôlei do Fluminense aposta no uso da tecnologia para alcançar seus objetivos na temporada 2021/2022. Com equipamentos utilizados pelas maiores equipes do país, Tobias Fares, responsável pela análise de desempenho, tem ajudado o técnico Guilherme Schmitz a traçar as estratégias do Tricolor.

Um dos recursos implementados por Tobias é um radar que mede a velocidade da bola. Com o aparelho, a comissão técnica consegue mensurar a velocidade do saque e auxiliar na melhor estratégia para direcionar onde e como ele deve ser feito, otimizando o melhor de cada atleta.

Leia mais:
Fluminense acerta três amistosos contra o Praia Clube
Mais madura após jogar na Coreia, Bruna projeta boa temporada no Flu
Fluminense apresenta elenco do vôlei para temporada 2021/2022

"Primeiro identificamos o padrão de saque delas. Por exemplo: quem é a atleta de mais força para fazer um saque forçado ou quem tem o saque mais tático. Depois, identificamos o percentual da velocidade do saque de cada uma. Quanto é 90% da velocidade, 80%, 70%, e assim por diante, porque muitas vezes percebemos que um saque a 80%, 90% já apresenta uma agressividade na linha de recepção adversária similar a um saque 100%, porém, com menor margem de erro. Assim, aumentamos a eficiência das nossas sacadoras. E durante o jogo, além do nosso saque, também medimos o saque adversário para entender se estamos treinando na mesma intensidade dos times que jogam contra a gente", explicou o analista de desempenho tricolor.

Para ajustar o posicionamento do bloqueio, Tobias instala um telão ao lado da quadra e filma o treino do fundamento. Dessa forma, atletas e técnico conseguem analisar e corrigir os movimentos durante a atividade.

"Entendemos que visualizar o movimento facilita a identificação do erro e do acerto. A atleta executa o movimento e, em seguida, já vê o que fez. Com o vídeo também conseguimos identificar movimentos técnicos, ver se o braço entrou corretamente, se a atleta partiu com a perna certa. Com o telão ao lado da quadra, vemos tudo isso e corrigimos na mesma hora, não precisamos assistir ao vídeo depois e corrigir somente no próximo treinamento".

Tudo isso será colocado em prática nesta sexta-feira (01/10), sábado (02/10) e domingo (03/10), quando o Fluminense disputará três amistosos contra o Dentil/Praia Clube, atual vice-campeão da Superliga, na Arena Praia, em Uberlândia (MG).

O trabalho de Tobias continua durante os jogos. Com a ajuda do Data Volley, software no qual é possível registrar as estatísticas da partida, ele coleta informações e analisa as duas equipes em quadra.

"Basicamente, faço uma análise de desempenho individual e coletivo. O vôlei tem uma sequência de fundamentos que nos permite fazer um mapeamento de informações e que, através de códigos, consigo analisar qualitativamente e quantitativamente pontos fortes e fracos para montar uma estratégia de jogo. As informações são cumulativas e quanto mais dados puder inserir na análise, mais específica e correta será a conclusão", finalizou o analista de desempenho.





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original