13/03/2021 15:10 - EM
Futebol | Clube
Samarone, o “Diabo Loiro”, comemora 75 anos
O aniversariante do dia foi campeão brasileiro em 1970 pelo Fluminense



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



Jogador que comandou o meio-campo tricolor entre 1965 e 71, Wilson Gomes, mais conhecido como Samarone, hoje (13/03) completa 75 anos de vida. Também apelidado pela torcida como “Diabo Loiro”, pelas suas espetaculares atuações, Samarone foi um dos principais personagens pela conquista da Taça de Prata em 1970.  


O campeonato é visto como um dos mais difíceis da história, por conta do tricampeonato da Seleção Brasileira no ano anterior. O Fluminense, fadado à glória, conquistou a competição nacional e Samarone se consagrava como um dos grandes nomes do futebol brasileiro.  


Sobre esse título, o ex-jogador relembra: “A glória de ter sido campeão brasileiro no ano de 1970, no momento mais expressivo do futebol brasileiro de todas as épocas, é motivo de muito orgulho. Campeonato conquistado com grandes vitórias, como a que foi divisor e que nos embalou no campeonato, na vitória sobre o todo poderoso Cruzeiro de Tostão, Dirceu Lopes, Piazza e cia, em uma das minhas melhores tardes no futebol. Leva-me a lembrar que tudo começou com minha chegada em 1965 aos 18 anos, momento de renovação de uma equipe campeã carioca no ano anterior, com uma boa parte de jogadores negociados e alguns tendo completado seu ciclo profissional”.


Dono de um chute potente, carinhosamente apelidado de “Os Canhões de Samarone” pelo locutor Waldir Amaral, o jogador fez 212 jogos e balançou as redes 50 vezes pelo Fluminense. Samarone chegou ao Flu com 18 anos e sua passagem foi tão marcante que lhe conferiu título de ídolo da torcida.  


Campeão Carioca duas vezes pelo Flu, o título de 1969 em cima do rival rubro-negro se destaca em sua carreira. O Fluminense venceu o Flamengo pelo placar de 3 x 2 em uma partida eletrizante. No segundo tempo, o “Diabo Loiro” teve participação direta na jogada que levou ao gol do título e saiu do campo carregado pela torcida. Samarone enxerga o Fla-Flu como o grande clássico do futebol brasileiro e guarda com muito carinho esse título tricolor.


Texto: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original