02/08/2021 16:24 - EM
Futebol
Relembre a conquista do Mundial de 1952 pelo Fluminense
Clube é campeão invicto ao superar o Corinthians na final do torneio, no Maracanã


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


Campeão mundial invicto em 1952, ao vencer a segunda edição da Copa Rio, o Fluminense levou a melhor sobre o Corinthians na final da competição, realizada em dois jogos, no Maracanã.


Depois de vencer por 2 a 0 o confronto de ida, com gols de Orlando Pingo de Ouro e Marinho, o Tricolor conseguiu o título no dia 2 de agosto. Didi e Marinho balançaram a rede no empate em 2 a 2 com o adversário, resultado que garantiu ao clube uma importante taça no ano de seu cinquentenário. Pelo triunfo, a agremiação ainda recebeu as taças Ramos Pinto e Cinquentenário e Milone.


Comandada por Zezé Moreira, a equipe era formada por grandes craques tricolores, como Castilho, Píndaro, Pinheiro, Bigode, Didi, Telê Santana e Orlando Pingo de Ouro. Ao longo da campanha, o Time de Guerreiros superou, por exemplo, o Peñarol, base da seleção uruguaia campeã mundial em 1950.

Sediado no Rio de Janeiro e com ampla cobertura da imprensa esportiva europeia, o torneio reuniu equipes estrangeiras campeãs e vice-campeãs de seus países no ano anterior, como Áustria Viena (Áustria), Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal). Os finalistas Fluminense e Corinthians, por sua vez, haviam vencido os campeonatos carioca e paulista de 1951, respectivamente.


Chancelada por Jules Rimet, Stanley Rous e Ottorino Barassi, dirigentes da FIFA, a competição contou com a Prefeitura do Rio como sua principal apoiadora econômica e deixou grandes legados. Entre eles, o surgimento da Copa dos Clubes Campeões da Europa, a Champions League, em 1955; e, em 2000, a criação do Campeonato Mundial de Clubes.


A fim de conseguir o reconhecimento do título, o Flu promove desde 2012 diversas ações especiais, como menções exibidas no Estádio de Laranjeiras e no Maracanã. Além disso, o clube já encaminhou à CBF, Conmebol e FIFA um dossiê acerca da conquista, o que, posteriormente, deu origem a um livro oficial, intitulado "Campeão Mundial - O Bravo Ano de 1952" e lançado na FluFest de 2017.


Texto: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória




Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original