18/11/2025 22:13 - EM
Clube
Projeto do potencial construtivo de Laranjeiras é apresentado na Câmara Municipal do Rio
Proposta segue para análise dos vereadores após encontro com a diretoria do Fluminense




O plano de revitalização de Laranjeiras começou a se materializar na tarde desta terça-feira (18/11). O projeto de lei (PL) do potencial construtivo da área, que abrange estádio e a sede social histórica, foi apresentado formalmente pelo presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado, e seguirá para análise dos vereadores. O projeto tem coautoria do vereador Flávio Valle.

Após a apresentação do documento, um grupo de vereadores recebeu integrantes da diretoria tricolor, entre eles o presidente Mário Bittencourt, o vice-presidente Mattheus Montenegro e o vice-presidente de Projetos Especiais, Ricardo Tenório, que vêm conduzindo as negociações para a aprovação do projeto.

“A gente fica muito feliz de ter conseguido evoluir, que o projeto esteja avançando. Esperamos conseguir a aprovação e os recursos para revitalizar nosso estádio e nossa sede social e concluir a parte de hotelaria do Centro de Treinamento Carlos Castilho”, disse o presidente Mário Bittencourt.

A partir de agora, após um período de estudo e avaliação de eventuais emendas, a Câmara discutirá os termos do PL em audiências públicas antes de ser enviado para a sanção da Prefeitura do Rio.



“Agora a gente dá um passo importante, de ajudar o Fluminense, que tem uma história muito importante para a nossa cidade. E, estrategicamente, esse projeto de lei que foi apresentado, transfere o potencial construtivo para que seja viabilizada a modernização de Laranjeiras, que tem um impacto muito importante em sua localização, assim como o Centro de Treinamento, que tem um alcance social muito relevante principalmente para a Cidade de Deus”, afirmou Carlo Caiado.

Após aprovado, o Fluminense poderá realizar a venda do potencial construtivo de Laranjeiras e usar a verba exclusivamente em infraestrutura. O objetivo é modernizar por completo o Estádio Manoel Schwartz e a sede de Laranjeiras, além de concluir as obras do CT Carlos Castilho.

“É um dia histórico para o Fluminense. A gente vem trabalhando neste projeto há muito tempo. O projeto de arquitetura já estava pronto desde antes da eleição de 2022, mas ainda tínhamos um desafio muito grande especialmente no campo político. E nesses últimos três anos a gente vem trabalhando bastante. E hoje, felizmente, depois de todo esse esforço, a gente consegue concluir essa etapa com a formalização do projeto de lei pelos vereadores. É muito importante a gente poder viabilizar os recursos para a revitalização completa do clube, tanto do estádio quanto de toda a parte social”, declarou o vice-presidente Mattheus Montenegro.



Um dos autores do projeto, o vereador Flávio Valle destacou a importância social das instituições esportivas para a cidade do Rio de Janeiro.

“Esse projeto de lei que a gente apresentou hoje aqui na Câmara Municipal demonstra a maturidade dessa casa de leis de poder contribuir não só com o Fluminense, embora eu e o presidente sejamos tricolores, mas reforça o nosso compromisso com a cidade do Rio de Janeiro. É uma oportunidade de ajudar o clube através de um mecanismo urbanístico, que é a forma como hoje o poder público pode contribuir”, disse o vereador.

Um dos responsáveis por conduzir todo o processo de elaboração dos termos do projeto junto à Câmara Municipal e à Prefeitura do Rio, o vice-presidente de Projetos Especiais, Ricardo Tenório, celebrou o importante avanço do plano.

“Há três anos o presidente Mário me convocou para essa missão, eu abracei a causa e desde então a gente vem trabalhando junto à Câmara Municipal e ao prefeito Eduardo Paes, com reuniões incansáveis para a elaboração do projeto, específico para o Fluminense, de restauração completa de Laranjeiras e que também contempla o CT. Fico muito feliz e grato por esse momento. Agora vamos para o próximo passo, que é viabilizar tudo isso, conseguindo a aprovação e os recursos para iniciarmos a obra. Foi o primeiro grande passo do projeto”, declarou Ricardo Tenório.



Entenda como funciona o potencial construtivo

Por ser tombada como patrimônio cultural do Rio de Janeiro, a sede de Laranjeiras não pode ser utilizada em sua plenitude pelo Fluminense. O clube não pode, por exemplo, desenvolver nenhum projeto imobiliário dentro da sua propriedade. Dessa forma, uma maneira de o clube ser recompensado pelo terreno valorizado é a venda do potencial construtivo para a iniciativa privada.

O mercado imobiliário, dentro das diretrizes do plano diretor vigente, é quem absorve esse potencial para elaborar projetos em áreas de interesse da prefeitura para desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro. O projeto do potencial construtivo de Laranjeiras foi encaminhado para votação na Câmara dos Vereadores e, se aprovado, o Fluminense poderá receber propostas de empresas interessadas.



Texto: Comunicação/FFC
Fotos: Marina Garcia/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Logo brahma original
Orthopride original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Llogo 1001 %281%29 original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Ze delivery original
Logo caberj integral sa%c3%9ade original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Logo brahma original
Orthopride original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Llogo 1001 %281%29 original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Ze delivery original
Logo caberj integral sa%c3%9ade original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Flu token original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Flu token original
Cbc original
Prata original