19/05/2021 14:44 - EM
Futebol | Futebol Feminino
Preparadora física do Flu relembra título do departamento feminino
Uma das primeiras mulheres a concluir o curso de preparação física pela CBF Academy, Raíssa Jacob atua com a equipe adulta e com a base feminina do clube



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


No dia 20 de março de 2021, o Fluminense conquistava o título do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18, até então inédito para o clube. Naquela noite, no gramado do Estádio Beira-Rio, Raíssa Jacob, preparadora física do futebol feminino Tricolor, finalizou o aquecimento com palavras que emocionaram as atletas e, posteriormente, os torcedores do clube que assistiram ao vídeo dos bastidores na FluTV.


“Hoje é o nome das atletas do Fluminense que vai ficar no Beira-Rio. Chegamos até aqui porque demos as mãos e nos abraçamos o tempo inteiro. As dificuldades se apresentaram durante todo o campeonato, mas estamos aqui. Desfrutem desse momento porque ele é único, para vocês e para a história do clube. Hoje, eu tenho certeza que vai ficar aqui tudo o que o clube nos ensina: a ter respeito, ser companheira, estar ao lado uma da outra o tempo inteiro. Não posso deixar passar o momento que estamos vivendo. Não consigo não me emocionar com a quantidade de pessoas que estão morrendo, e eu tenho certeza que hoje, vocês serão a luz para iluminar milhares de casas. Pessoas chorando, sofrendo e vocês vão levar alegria. Tricolor que perdeu pai, mãe, tia, tio, e hoje, o rostinho de vocês vai estar dentro dessas casas para levar um pinguinho de luz em um momento muito difícil. Obrigada a cada uma de vocês, por me permitirem viver esse momento”, foram as palavras da preparadora.


A profissional fez questão de relembrar o grande momento que vivenciou com as atletas, mencionando que seu maior desejo era o de que as meninas pudessem ser inspiração para elas mesmas e que fossem um ponto de luz na casa de vários torcedores naquele dia.


“Vivenciar esse momento ainda segue sendo uma incógnita, pela força com que os sentimentos me invadiram após a última defesa da Ravena. Foi um misto de felicidade e alívio por ter valido a pena passar por todo o processo com esse grupo fantástico. Nos consideramos uma grande família, o meu desejo era de que, como eu disse para as meninas, elas pudessem ser inspiração para elas”.



Raíssa Jacob ingressou na faculdade bem cedo, aos 15 anos de idade. A preparação física tornou-se a sua paixão por possibilitar contato com outras áreas relacionadas, como o departamento médico, fisiológico, nutricional e psicológico, e grande parte dos seus incentivadores eram professores relacionados com o esporte.


“Por ter ingressado muito cedo na universidade, me aproximei um pouco mais do futsal e do futebol como práticas sistemáticas e através da prática (como aluna-atleta), extensão (participando de diversos programas de ensino do futebol para jovens) e também no processo de pesquisa (participando de grupos de pesquisas voltados para o futebol)”.


Antes de chegar ao Fluminense, Raíssa trabalhou como voluntária no projeto Daminhas da Bola, idealizado pela treinadora Thaissan Passos e atuou como Auxiliar Técnica nas categorias de base masculina do Clube Atlético Barra da Tijuca.


“Em 2018, pude conhecer a Thaissan Passos porque nos tornamos colegas de turma na Pós Graduação. Através desse contato, recebi o convite para ser voluntária no projeto Daminhas da Bola, no qual permaneci por pelo menos dois anos. Nesse mesmo ano, estava atuando como Auxiliar Técnica nas categorias de base masculina do Clube Atlético Barra da Tijuca. Com o destaque no projeto e por ser a única mulher até então envolvida na área técnica do clube, recebi o convite pessoalmente da Thaissan para compor a equipe técnica do departamento de futebol feminino do Fluminense”.


Única preparadora física do futebol no clube, Raíssa agora projeta o acesso à Série A1 do Brasileiro com a categoria adulta.


“Construímos uma espinha dorsal para este ano, entendendo e mesclando, assim como a equipe profissional do masculino, as jogadoras da base no time adulto. Enfrentamos o Vila Nova-ES pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro e ganhamos por 8 a 3, mas a expectativa é justamente por mesclar meninas que estão com a gente desde o início do projeto, pelo bom grupo de trabalho que temos. Acredito que vamos brigar não só pelo acesso, mas para sermos campeãs também. A juventude junto com a experiência está sendo fundamental”.


Texto: Comunicação/FFC

Fotos: Adriano Fontes/Divulgação



Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original