06/09/2021 10:10 - EM
Olímpico
Preparação física do time de vôlei tricolor entra em sua reta final
Terceiro ciclo do planejamento feito por Rafael Jesus tem como objetivo aumentar a potência do elenco


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

A pouco mais de um mês do início da temporada 2021/2022, o time adulto de vôlei do Fluminense começou nesta segunda-feira (06/09) a reta final de sua preparação física, comandada por Rafael Jesus. Na décima semana de treinamento, a equipe tricolor dá início a terceira fase da preparação, voltada para o trabalho de potência com movimentos próximos daqueles realizados na quadra.

A planilha com todo o planejamento para a temporada já estava pronta antes mesmo da apresentação das atletas, no dia primeiro de julho. Nela, o preparador físico tricolor Rafael Jesus definiu todos os ciclos de treinamento até o início das competições, na segunda metade de outubro.

Leia mais:
Fluminense apresenta elenco do vôlei para temporada 2021/2022
Comissão técnica do vôlei tricolor também ganha reforços
Flu promove integração de atletas da base com time adulto de vôlei

Na primeira semana, o elenco passou por testes físicos e exames ortopédicos, funcionais e antropométricos. As cinco semanas seguintes foram dedicadas aos trabalhos de resistência anaeróbia, realizados na praia, e muscular, na academia do clube. A partir da sexta semana, o foco foi no aumento de força das atletas, sempre em conjunto com o trabalho técnico liderado por Guilherme Schmitz.

"No terceiro mesociclo de treinamento, que começa agora e terá uma duração de sete a oito semanas, diminuímos o trabalho de força para dar uma ênfase maior aos treinos técnicos. Começamos a trabalhar a potência das atletas entrando na especificidade dos gestos esportivos. Nesta fase, usamos de 60 a 70% da carga máxima, aumentando a velocidade da execução do exercício", explicou Rafael.

Para colocar em prática todo esse planejamento, o preparador físico contou com alguns "reforços". A sala de força do Departamento de Esportes Olímpicos do Fluminense ganhou novos equipamentos. A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de treinamento de todas as modalidades olímpicas do clube.

"Hoje, a preparação física trabalha não apenas um músculo, mas um grupamento muscular. Saímos daqueles movimentos fixos que tínhamos em aparelhos e passamos a trabalhar de uma forma mais global. A sala que temos hoje é 100% funcional. Tudo que adquirimos foi muito bem pensado e meus pedidos foram prontamente atendidos. O espaço é ideal e atende a tudo o que precisamos. Desde as primeiras semanas começamos a preparar a sala vislumbrando que aqui seria nosso espaço para o trabalho funcional", disse Rafael Jesus.

No próximo dia 15, o elenco passará por uma reavaliação física, nove semanas após a primeira, realizada na Escola de Educação Física do Exército. Mas antes mesmo dos resultados saírem, as atletas tricolores já receberam elogios.

"A reposta do time está sendo muito positiva, haja vista o que estão fazendo em quadra, no treino técnico. As atletas já estão saltando, atacando. Na oitava semana fizemos nove sessões de treinamento pela primeira vez, juntando manhã e tarde, e elas se saíram muito bem. Estamos em uma crescente animadora", finalizou o preparador físico.

Texto: Comunicação/FFC
Fotos: Carolina Fraga/FFC





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original