26/03/2018 16:00 - EM
Olímpico
João Pierre Campos e Luiz Felipe Alves se destacam na natação
Atletas cresceram nas Laranjeiras e acumulam vitórias dentro e fora do país


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Equipe vitoriosa: Daniel Catelan, João Pierre Campos, Luiz Felipe Alves e Luiz Claudio “Lula”

Pódios e medalhas. Essa tem sido a rotina dos nadadores João Pierre Campos (13) e Luiz Felipe Alves (14). Destaque em competições nacionais e internacionais, os atletas, que sempre nadaram nas Laranjeiras, já focam nas Olimpíadas de 2024. Mostrando um ótimo desempenho nas categorias de base, apesar da pouca idade, a nova geração da natação mostra que está no caminho certo e busca deixar sua marca na modalidade.

João Pierre Campos passou por todas as escolinhas e recentemente foi convocado para integrar a Seleção Brasileira que disputou a Copa UANA, abrindo a temporada internacional das Américas, na cidade de Coral Springs, sul da Flórida. Destaque da competição, trouxe nove medalhas de ouro, seis individuais e três revezamentos. Em 2017, treinado incessantemente por Felipe Desterro e disputando pelo Petiz II, liderou o ranking nacional e acumulou vitórias no Campeonato Carioca e Sudeste, dominando todas as provas: 50, 100, 200, 400 e 800 metros nado livre.

"Levei um susto quando recebi o convite para integrar a Seleção. Vi o nível dos atletas, sabia que precisava treinar muito e foi o que fiz. Apesar do nervosismo e o medo, foi a melhor experiência da minha vida. Usei tudo que aprendi e aprendo aqui no Fluminense, foquei e não pensei em mais nada. E acho que tem que ser assim mesmo. Tenho meus objetivos, trabalho pensando em cada prova e cada campeonato que vou disputar. Sei que tem o ponto certo para um nadador chegar na Olimpíada e vou batalhar para ganhar o meu espaço. Gosto de representar o Fluminense e agradeço muito pelo apoio que sempre recebi aqui dos técnicos e professores", disse o atleta que subiu para a categoria Infantil e passará a disputar campeonatos nacionais.

Outra prata da casa é Luiz Felipe Alves, destaque no último Campeonato Brasileiro Infantil, faturando duas medalhas: ouro nos 200m livre e prata na mesma prova, só que pelos 100m, além das quartas colocações (50 e 400 livre). Com uma rotina pesada de treinos seis vezes por semana, o nadador já traçou as metas para 2018:

"Ano passado eu não fui para o Mococa e foquei no Brasileiro. Quero ir a todos eles desta vez e ainda buscar vaga no Multinations, que acontece no fim do ano. Minha melhor prova é a de 200m livre, mas acho que posso tentar o pódio em algumas outras. Tenho que me dividir entre os estudos e a natação, mas sei que se quero chegar no auge, que é uma Olimpíada, preciso me dedicar muito. Comecei com seis anos e não me vejo fora das piscinas. Cresci no Fluminense e tudo que aprendo aqui é fundamental para que eu cresça como atleta", disse o jovem, que recebeu elogios do treinador Luiz Claudio “Lula” Câmara:

"Ele sempre nadou no clube, está aqui desde pequeno. Os resultados de 2017 não vieram à toa. É um garoto focado, que sempre apresentou um desenvolvimento técnico e físico acima da média da idade. Pela experiência que tenho, sabia que podia aproveitar e explorar o potencial dele, que treina de igual para igual com o juvenil. Tem disciplina e está no caminho certo".

Para Daniel Catelan, que treina a equipe infantil e acompanhou o desempenho dos atletas, esta é uma geração bacana e que vai colocar novamente o Tricolor no cenário nacional da categoria:

"Existe um planejamento que inclui a parte multidisciplinar, envolve nutrição e psicologia, principalmente nesta idade em que a ansiedade pode atrapalhar o desempenho deles. Já acompanho o Luiz Felipe e consigo entender o que ele precisa, como temos que cumprir etapas, focando nos objetivos e ele sabe bem o que quer. No caso do Pierre, que está vindo para o Infantil, queremos mantê-lo na Seleção e deixar a equipe entre os oito melhores do país. O trabalho feito nas Laranjeiras é completo e rende frutos, como é o caso dos dois. Quem passa pelas escolinhas e chega nas mãos da Aninha e do Custódio já traz uma boa base para o Felipe Desterro e vai para o Luis Rafael com o dever de casa feito, uma boa bagagem e maturidade para encarar os desafios. Vê-los despontando nos enche de orgulho", finalizou.

Comunicação FFC
Fotos: Mailson Santana/FFC







Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Logo brahma original
Orthopride original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Llogo 1001 %281%29 original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Ze delivery original
Logo caberj integral sa%c3%9ade original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Logo brahma original
Orthopride original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Llogo 1001 %281%29 original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Ze delivery original
Logo caberj integral sa%c3%9ade original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Flu token original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Flu token original
Cbc original
Prata original