19/05/2023 15:48 - EM
Olímpico
Irmãs Valente embarcam para a Copa do Mundo de High Diving
As atletas do Fluminense Jaki Valente e Paty Valente disputam a competição em Lauderdale, nos EUA, nos dias 26 e 27 de maio


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

As atletas do Fluminense Jaki Valente e Paty Valente embarcam nesta sexta-feira (19/05) para a Copa do Mundo de High Diving organizada pela FINA. Realizada em Fort Lauderdale, nos EUA, nos dias 26 e 27 de maio, a competição é classificatória para o Mundial do Japão, que ocorre em julho.



Na modalidade, que se diferencia dos saltos ornamentais pela altura, com plataformas de no mínimo 20 metros ao invés de no máximo 10, e pela entrada das atletas na água, de pé ao invés de cabeça devido ao impacto, Jaki é pioneira no país. Atualmente, as irmãs treinadas pela técnica Andréia Boehme são as únicas brasileiras praticantes do esporte.



Dedicada ao high diving desde 2014 e vice-campeã da Copa do Mundo de 2019, na China, Jaki falou sobre as dificuldades relacionadas ao desenvolvimento do esporte no país, a assistência recebida do Fluminense e a expectativa para a competição.




“Nós saltamos de 20 metros, mas não há plataformas dessa altura no Brasil, portanto precisamos adaptar os treinos. Mas estamos bem treinadas com toda a assistência que recebemos do Fluminense, e vamos lá manter a calmaria diante dessa injeção de adrenalina que é o nosso esporte, e representar o Brasil e todos que nos apoiaram de todas as formas. A expectativa é conseguir a classificação para o Mundial e, com isso, espero que a gente consiga abrir mais as portas desse esporte e podermos nos preparar sempre melhor”.



Paty competiu na modalidade pela primeira vez em 2021, quando garantiu a décima segunda posição na qualificatória de Abu Dhabi. O resultado seria suficiente para garantir a vaga da atleta no Mundial do Japão, que aconteceria em data anterior, porém, com o adiamento para julho, a Copa do Mundo foi estabelecida como nova forma de classificação.



“A Copa do Mundo não estava no cronograma, surgiu de supetão, mas estou me sentindo segura nos meus treinamentos, a Deia tem nos dado bastante suporte. Estou confiante com o que já estou apresentando e espero trazer um bom resultado, para mim e todas as pessoas que não estão visíveis e que estão nos dando suporte”



As saltadoras, que não obtiveram auxílio financeiro das confederações brasileiras para a ida a Copa do Mundo pelo fato do esporte não ser olímpico, falaram sobre a importância e o sonho de defender o Brasil em uma Olimpíadas.




“O sonho de qualquer atleta é chegar no topo e representar o país no maior evento do mundo, que é as Olimpíadas. Além disso, acredito que com o esporte se tornando olímpico, e consequentemente ganhando maior visibilidade, as coisas poderiam vir a fluir mais facilmente”.


Texto: Comunicação/FFC

Fotos: Arquivo pessoal e Mailson Santana/FFC



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original