06/11/2024 10:50 - EM
Xerém
Hegemonia do Sub-17 tricolor premia série invicta de dez jogos no Brasileirão
Fluminense passa mais de três meses sem perder durante campanha pelo título


A arrancada rumo ao título brasileiro Sub-17 marcou a campanha dos Moleques de Xerém. Maior campeão, o Fluminense passou dez jogos sem perder na edição de 2024 da principal competição de base do país. Foram mais de três meses invicto entre o revés na quarta rodada e a sexta-feira passada (01/11), quando, em sua primeira final desde a conquista de 2020 da Geração dos Sonhos, o Tricolor garantiu o bicampeonato ao vencer o Palmeiras por 2 a 0.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Leia mais: Com dois gols em dois jogos, Wesley Natã foi algoz do Palmeiras no Brasileirão Sub-17

Vice-líder do Grupo B, a molecada passou por outros grandes adversários neste período, como Internacional e Atlético-MG, na primeira fase, além de Flamengo e Santos, no mata-mata. Neste recorte, foram seis vitórias, quatro empates, 22 gols marcados e apenas nove sofridos. Ao todo, o time sofreu só duas derrotas em 14 jogos.

"É um campeonato muito disputado, então procuramos colocar os pés no chão. A união do grupo foi o fator principal. Não podemos ganhar de todo mundo só com talento, mas, sim, nos dedicando ao máximo. Foi assim que conseguimos engatar essa série de resultados positivos", explicou o zagueiro Breno.


A equipe comandada pelo técnico Felipe Canavan parou o Alviverde diante de cerca de 8,5 mil pessoas no Allianz Parque, em São Paulo (SP), com a linha de defesa que, como lembra Breno, passou a Copa Nike Sub-15 de 2022 sem ser vazada. O defensor aponta o que fez o Tricolor aplicar à equipe de melhor desempenho e que buscava o tri sua primeira derrota no torneio.

"Sem dúvida nenhuma, o comprometimento do grupo, que correu e se entregou por inteiro durante os 90 minutos. Todo mundo estava muito concentrado em um só objetivo. Graças a Deus, conseguimos não tomar gol", celebrou.


O 14º troféu das divisões de base do Time de Guerreiros em 2024 ganhou um significado especial para Breno. No Flu desde 2015, quando tinha oito anos, o carioca chegou a Xerém através do futsal e superou longo tempo de inatividade por lesão para entrar em ação na final que consumou a hegemonia dos Moleques de Xerém.

"É até difícil falar. Fiquei quase um ano e meio fora dos campos, mas, graças a Deus, as coisas acontecem no tempo certo. Na hora, não consegui acreditar. As pessoas vinham falar comigo e eu só conseguia chorar, porque, às vezes, nem eu acreditava em mim mesmo. Ser escalado como titular na decisão foi especial para mim e tornou esse título o mais marcante da minha vida até hoje. Não tenho palavras para descrever aquele momento", disse o Moleque de Xerém.


Conhecida pelos recordes de invencibilidade, a Esquadrilha 07 se sagrou campeã da Copa do Brasil Sub-17, em maio, sem ser batida. Foi a primeira geração de Moleques de Xerém a conquistar as duas competições organizadas pela CBF na categoria. Classificado como último finalista do Brasileirão deste ano, o Fluminense foi às eliminatórias em todas as seis edições da disputa, inaugurada em 2019.

Texto: Comunicação/FFC
Fotos: Leonardo Brasil/FFC



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Univassouras original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Colegioforcamaxima original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original