20/01/2021 13:09 - EM
Futebol | Clube
Fundador do Fluminense, Oscar Cox nasceu no dia 20 de janeiro de 1880
Nascimento do dono da melhor ideia do mundo é comemorado no Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro



Seja Sócio e tenha vantagens na compra de ingressos, além de descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


Fundador, primeiro presidente e jogador do Fluminense Football Club, Oscar Alfredo Sebastião Cox nasceu há 141 anos. Filho de George Emmanuel Cox, vice-cônsul inglês no Equador, e Minervina Dutra Cox, o dono da melhor ideia do mundo nasceu em 20 de janeiro de 1880, no Rio de Janeiro. Seu nascimento é, inclusive, comemorado no dia dedicado ao padroeiro da Cidade Maravilhosa, São Sebastião.


Oscar Cox se consagrou como um dos precursores do futebol no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, que era, na época, dominado pelo remo. Depois do primeiro contato com o esporte, durante a conclusão de seus estudos, na Suíça, em 1897, ele passou a trazer da Inglaterra bolas, materiais esportivos e novidades do jogo.



Em 21 de julho de 1902, o rapaz, enfim, concretizou o desejo de formar um time de futebol, ao criar o Fluminense, instituição que dirigiu até o fim de 1903.


Nomeado presidente na reunião inaugural da diretoria, Oscar Cox, em sua gestão, sediou o clube no espaço onde se encontra até hoje. Ele definiu que a agremiação carregaria as cores cinza e branco. Em 1904, porém, a dificuldade em adquirir o tecido original do uniforme provocou a transição para o verde, branco e grená.


Como jogador, o jovem participou de sete partidas e venceu as edições de 1906 e 1908 do Campeonato Carioca. Ademais, iniciou oficialmente o intercâmbio com equipes paulistas, durante temporada em São Paulo, em 1903.



Oscar Cox morreu em 6 de outubro de 1931, aos 51 anos, na França. Mas deixou como legado a paixão de milhões de Guerreiros.


Em 2015, por meio do financiamento de tricolores, o Fluminense eternizou o ídolo em um busto em Laranjeiras. Na ocasião, o clube propôs à torcida o desafio de ultrapassar em mais de 50% a meta de arrecadação da primeira edição da FluFest para realizar a homenagem.


Na inauguração, o busto, carregado por torcedores, saiu da Rua Marquês de Abrantes, local onde nasceu a instituição, para chegar à sede. Nas suas dependências, o Tricolor ainda possui a pedra lapidada com a ata de fundação, assinada por Oscar Cox. O objeto é uma das atrações do FluTour.


Além disso, a rua de acesso ao Centro de Treinamento Carlos Castilho, na Barra da Tijuca, ganhou o nome do pai do Time de Guerreiros.


Texto: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória



Umbro original
Sika original
Tim original
Testfy original
Hotelnacional original
Brahma original
Zinzane original
Betmotion original
Bioleve original
Puri original
Ambipar original
Bassan original
Flaviohermolin original
Rentv original
Nhj original
Nb original
Telecall original
Thermohuman original
Bodymetrix original
Vaccini original
Top on original
Singular original
Opusseg original
Coachid original
Donna original
Mazars original
Ncores original
Cbc original