13/03/2020 13:54 - EM
Futebol | Clube
Fluminense inaugura placa que nomeia o CT Carlos Castilho
Clube recebeu a família do ídolo Tricolor para homenagem, que contou também com a presença dos goleiros do elenco e do também ídolo Paulo Victor


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Na manhã desta sexta-feira, o Fluminense inaugurou a placa que nomeia o centro de treinamentos e homenageia o histórico goleiro Carlos Castilho. Em cerimônia comandada pelo presidente Mário Bittencourt e contou com a presença da família do ídolo - os filhos Carlos Roberto Lopes de Castilho e Shirley Lopes de Castilho, e o neto João Victor Marques de Castilho -, o goleiro campeão brasileiro em 1984 e tricampeão carioca (1983, 84 e 85) Paulo Victor, os arqueiros Muriel, Marcos Felipe e João Lopes, os preparadores André Carvalho, João Carlos Gonçalves e Josmiro de Goés, e Jair Marinho Filho, filho de Jair Marinho, ídolo e contemporâneo de Castilho.

Na entrada do prédio do Centro de Treinamentos Carlos Castilho, o presidente Mário Bittencourt descerrou a bandeira do Fluminense que cobria a placa que homenageia o ídolo. O mandatário tricolor falou sobre a homenagem.

- Essa era uma homenagem que a gente tinha obrigação a fazer. Um respeito a memória daquele que é, para nós tricolores, o maior jogador da história do Fluminense. O profissional que tirou um pedaço do seu próprio corpo para continuar defendendo o Flu. É o jogador que mais representa o amor à instituição, um símbolo do que é o Fluminense. Por um movimento feito pela comunidade tricolor, o Castilho foi o nosso escolhido quase que unânime para dar nome ao nosso Centro de Treinamentos. A idolatria em um clube de futebol é a eternidade. Tantos anos depois e ainda estamos aqui falando do Castilho. Isso significa que ele nunca nos deixou e nunca vai nos deixar.

- Tenho uma ideia de criar uma escola de goleiros do Fluminense, tendo os nossos goleiros e ex-goleiros nos ajudando. E nada melhor do que ter o Castilho como nome do nosso Centro de Treinamentos, para que nossa história fique cada vez mais sólida.

Shirley Lopes de Castilho e Carlos Roberto Lopes de Castilho, filhos de Carlos José Castilho, se emocionaram com a homenagem. Com a voz embargada, a primeira agradeceu ao clube.

- Estou bastante honrada e emocionada de estar aqui. Meu pai contou a história dele e eu pude vivenciar o amor que ele tinha por este clube. Nada mais justo do que essa homenagem. Tenho certeza que, onde quer que ele esteja, ele está muito feliz - disse Shirley.

- Quero agradecer a mais essa homenagem, que só comprova que o meu pai ainda continua sendo uma referência para o clube, até mais como jogador, mas como exemplo de homem e profissional, que dedicou quase 20 anos da vida dele ao clube, tomando atitudes até muito radicais, que até hoje acho que não tem igual, para continuar sempre honrando e reforçando o amor ao clube. Quero agradecer também à torcida do Fluminense, que até hoje tem o nome do meu pai como uma referência, mesmo os jovens - completou Carlos Roberto.

Paulo Victor, campeão brasileiro em 1984 e tricampeão carioca em 1983, 84 e 85, esteve presente na homenagem. O ex-goleiro tricolor trabalhou com Castilho e contou um pouco sobre a sua relação com o ídolo.

- Tive a honra e o prazer de conhecê-lo como treinador do Operário-MS. Pelo Fluminense, fomos enfrentá-los e quando acabou o jogo, o cumprimentei e o agradeci por tudo que ele fez pelo Fluminense. Até hoje lembramos do que ele fez. Isso fica marcado. A gente passa, o clube fica e a história não muda. Sempre que entrarmos aqui, ele será lembrado como o Castilho. Fico muito feliz de estar hoje aqui - disse Paulo Victor.

Representando os goleiros e preparadores do Fluminense presentes na homenagem, Muriel, atual titular, falou sobre a sensação de trabalhar diariamente em um centro de treinamentos que tem o nome de um goleiro.

- É muito gratificante fazer parte deste momento histórico. Admiro muito o legado dele, vai muito além das quatro linhas. É muito bonito ver um goleiro, que nem sempre é visto, ser um dos maiores jogadores da história de um grande clube, como o Fluminense. Que todos nós possamos nos espelhar no Castilho, porque esses grandes exemplos vão além das nossas vidas, ficam para a posteridade.

Considerado por muitos o maior ídolo da história do Fluminense, Carlos Castilho é o atleta que mais vezes entrou em campo vestindo a camisa tricolor. Foram 697, de 1947 a 1965, com diversos títulos, entre eles o título Mundial de 1952, dois Rio-São Paulo (1957 e 1960) e três cariocas (1951, 1959 e 1964). Ficou ainda mais marcado na história do clube por ter optado por amputar parte do dedo mindinho em 1957 para reduzir o números de jogos que ele ficaria ausente por lesão.

Pela Seleção Brasileira, foi selecionado para quatro Copas do Mundo (1950, 1954, 1958 e 1962), sendo titular em 1954 e conquistando dois títulos (1958 e 1962).

Texto: Comunicação/FFC
Fotos: Lucas Merçon/FFC





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original