25/09/2019 10:52 - EM
Clube
Fluminense implanta acesso em Libras no site oficial
Ferramenta vai possibilitar traduções das informações para deficientes auditivos


O Fluminense Football Club lançou ontem (24/09), em seu site oficial, uma ferramenta para acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O mecanismo, que atende pelo nome de Hugo, é um intérprete de Libras (da Hand Talk) que vai possibilitar que deficientes auditivos passam fazer a leitura das informações publicadas. Para acessar o Hugo, o tricolor precisa clicar em um ícone que está na barra lateral do portal e, imediatamente, terá a ajuda disponibilizada.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


O projeto vai além do novo dispositivo e tem uma parceria firmada com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Serão realizadas diversas ações em conjunto e a primeira delas já acontece nesta quinta-feira (26/09) - Dia Nacional do Surdo –, no jogo do Fluminense, no Maracanã, quando o 50 alunos do instituto serão levados ao estádio.


Para se ter uma ideia da importância da nova ferramenta, são 360 milhões de deficientes auditivos em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Todos dependem da Libras para se comunicar e obter informações, uma vez que 80% deles são analfabetos ou semianalfabetos, conforme a Federação Mundial de Surdos. Segundo o IBGE, no Censo de 2010, são 9,7 milhões no Brasil.

A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como oficial em abril de 2002, por meio da Lei nº 10.436. A partir daí, foram definidas várias medidas sobre o assunto, criando obrigações para o Poder Público, empresas privadas e associações.


Em julho de 2015 foi publicada a LEI nº 13.146, que instituiu a “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”. Em seu artigo 63, o dispositivo define que “É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidades adotadas internacionalmente”.


Arte Designer FFC

Comunicação FFC



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original