06/08/2022 17:47 - EM
Futebol
Fluminense fecha parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol
Instituição apoiará o clube em ações e políticas de diversidade e combate ao racismo


O Fluminense fechou parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol para uma série de ações e projetos de combate ao racismo. O vínculo é um importante passo do clube em seu posicionamento institucional de luta contra todo e qualquer tipo de preconceito. Para celebrar o acordo, os jogadores do Tricolor vão estampar na armadura um patch da instituição na partida deste domingo (07/08), contra o Cuiabá, no Maracanã.

Após a partida, válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, as camisas de seis jogadores serão leiloadas na plataforma da Play For a Cause. Metade da verba arrecadada será destinada ao Observatório, enquanto a outra parcela será repassada à “Basquete Cruzada”, uma ONG que usa o esporte e a cultura como ferramenta de inclusão.

Pelos termos do contrato, o Observatório da Discriminação Racial no Futebol prestará serviços de auxílio e consultoria para a instrumentalização e adoção de políticas de diversidade dentro do clube. Entre elas, o apoio em materiais didáticos para funcionários e atletas (profissionais e das categorias de base) sobre a temática de inclusão, diversidade e práticas antirracistas, além de parceria na criação de conteúdo e comunicação em campanhas institucionais.



“É uma parceria histórica para o Fluminense, que reforça nosso trabalho de inclusão e combate a qualquer tipo de preconceito. A luta contra o racismo no futebol deve ser intensificada para acabar de vez com cenas que, infelizmente, continuamos a assistir em nossos estádios”, afirmou Mário Bittencourt, presidente do Fluminense.

As constantes iniciativas do clube no combate ao preconceito racial, em especial a produção da série “Herdeiros de Chico Guanabara”, no ar na FluTV, chamaram a atenção do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório, falou sobre a importância da parceria.

“Essa parceria é fundamental para dar um recado à sociedade brasileira da importância dos clubes de futebol se manifestarem e usarem sua força não só para combater o racismo como também para dialogar com a sociedade sobre um tema tão importante. Não adianta pensarmos somente em punição. É necessário e urgente pensarmos em campanhas educativas e de conscientização dos torcedores do que é o racismo e de como ele interfere na sociedade de um modo geral, e não apenas para pessoas negras. O Fluminense estar ao lado do Observatório neste momento é de suma importância, pois o clube, como uma instituição centenária, entende o seu papel nesta luta e entende o papel que o Observatório cumpre neste processo de dialogar com a sociedade. É a união de duas importantes entidades no combate ao racismo”, disse Marcelo.



A série “Herdeiros de Chico Guanabara” é um projeto lançado pelo Fluminense no dia 20 de novembro de 2021. Por um ano inteiro, sempre no dia 20 de cada mês, a FluTV disponibiliza um episódio novo em seu canal no YouTube. Já foram nove capítulos. Os temas abordados até o momento foram “Pioneirismo”, “Pó de Arroz”, “Profissionalismo”, “Cultura Popular”, “Vilanização”, “Casal 20”, “Estereótipos”, “Torcidas Organizadas” e “Racismo Estrutural”.

Antes da série, o Fluminense lançou a campanha “Time de Todos”, de grande repercussão, que reforça a luta contra a homofobia, o racismo, a misoginia, o antissemitismo e qualquer outro tipo de preconceito.



Texto: Comunicação/FFC
Fotos: Comunicação/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original