22/07/2017 19:00 - EM
Olímpico
Flu-Memória lança livro sobre a conquista da Copa Rio de 1952
Autores falam sobre a obra, que reúne detalhes do Mundial Interclubes



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Carlos Santoro, Heitor D´Alincourt e Dhaniel Cohen

Comemorando os  65 anos do título da Copa Rio 1952, Carlos Santoro, Dhaniel Cohen e Heitor D´Alincourt, do Flu-Memória, lançaram neste sábado, 22, o livro "Campeão Mundial - O Bravo Ano de 1952", que é um apanhado definitivo sobre a conquista mais importante da história do Fluminense.

A obra traz um vasto material de diversos acervos do clube, conteúdo internacional e ilustrações inéditas dos gols da campanha. O produto foi inspirado em um dossiê preparado para a CBF, Conmebol e Fifa, e que gerou a primeira menção à competição de 1952 em um comunicado oficial da maior entidade de futebol do mundo.

- A ideia do livro começou quando tivemos a oportunidade de fazer o dossiê para a FIFA. Vimos que poderia ser um projeto muito maior. Além de falar da conquista da Copa Rio, o livro fala do cinquentenário do clube, e isso merecia uma grande comemoração. Resolvemos transformar em um material acessível para tricolores - explicou Heitor D'Alincourt.

O grupo já lançou 10 livros oficiais do clube desde 2012. Inclusive, quatro nasceram via financiamento coletivo, assim como o "Campeão Mundial - O Bravo Ano de 1952": “Guerreiros desde 1902”, “Recordar é viver”, “A camisa mais bonita do mundo” e “O Fluminense somos todos nós”. Todos esgotados.

- É mais uma obra lançada através do crowdfunding, que bateu recorde nacional de arrecadaçãoTudo viabilizando a comemoração dos 115 anos. É o coroamento de um grande projeto, que valoriza a memória do Fluminense, já que todo tricolor se reconhece como campeão mundial. A proposta editorial era ter ilustrações, já que retrata uma época em que não havia riqueza de material fotográfico. Então tentamos trabalhar de forma lúdica, colocar muitas ilustrações. Fizemos desenhos dos gols para atingir todas as faixas etárias da torcida - disse Dhaniel Cohen.

Para Carlos Santoro, uns dos grandes desafios foi reproduzir uma revista da época:

- Como não há um material farto da época e as equipes estrangeiras não permitiam o uso de flash nos jogos - e grande parte deles acontecia à noite -  não temos muitas fotos. Para suprir essa deficiência, trabalhamos com cuidado e carinho no projeto gráfico. Hoje temos um livro bem bacana, que fica para os amantes do futebol.

Texto: Comunicação / FFC



















Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Logo brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Ze delivery original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Logo brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Ze delivery original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original