03/01/2023 20:17 - EM
Futebol
Fisiologista do Fluminense, Juliano Spineti explica testes e alta intensidade da pré-temporada
Profissional destacou importância dos treinos remotos e da avaliação individual de força, resistência e composição corporal dos atletas




A pré-temporada do Fluminense começou em alta intensidade. Nestes primeiros dias de preparação para 2023, os jogadores vêm sendo submetidos a diversos testes físicos e fisiológicos. A ideia é aliar os treinamentos com bola à avaliação de força, resistência e composição corporal, além dos testes bioquímicos. Isso permitirá que a comissão técnica entenda o estágio de cada jogador e, assim, personalizar a carga de atividade para cada um.

Mas a avaliação dos atletas já vem sendo feita desde o fim da temporada passada, quando se iniciaram os testes. De acordo com o fisiologista Juliano Spineti, o objetivo era otimizar a pré-temporada e fazer um acompanhamento dos jogadores durante as férias. Nas últimas semanas, o Fluminense estabeleceu um cronograma de treinamentos para o elenco, que foi dividido em grupos. Cada atleta precisou preencher um questionário via aplicativo com acompanhamento dos profissionais da comissão técnica.



“Como tivemos o treinamento remoto, sabemos que partimos de um outro nível de condicionamento. Os atletas treinaram remotamente, foi muito bom. Nós controlamos, eles preencheram diariamente um formulário de pré e pós-treino, mandaram vídeos… Então, estamos partindo de um momento diferente de uma pré-temporada normal, com um nível de condicionamento mais elevado. Adicionalmente, antes de fecharem a temporada, eles foram avaliados. Fizeram (teste) ioiô, testes de força e composição corporal, até para ver a diferença, depois que chegassem das férias com o período de treinamento remoto. Agora, estaremos, junto ao treinamento, para não atrapalhá-lo pelo período curto, avaliando, monitorando e analisando como estão chegando e quem precisa do quê. E aí vamos individualizar os processos, as intervenções, para o atleta que tem que reduzir a gordura, aumentar a força ou melhorar a resistência. Baseado nesta avaliação, de como eles saíram e chegaram agora, vamos direcionar os treinos cirúrgicos e corretivos para aperfeiçoar o nível de condicionamento”, explicou Juliano.

A primeira semana da pré-temporada tricolor prevê treinos em período integral de terça a sábado, finalizando com atividade na parte da manhã de domingo. No primeiro dia de trabalho, na segunda-feira, foram realizados testes de composição corporal para medição de peso de gordura e índice muscular. Nesta terça, os atletas repetiram o teste ioiô, que já havia sido feito ao fim de 2022 e que avalia a resistência. Segundo Juliano, a rotina intensa de treinamentos e a análise fisiológica de cada jogador é fundamental para a sequência da temporada.



“Estudos demonstram que a quantidade de carga na pré-temporada tem efeito direto na quantidade de lesões ao longo da temporada. Então, quanto maior for o nível de carga, em termos de quantidade e qualidade, o atleta, em tese, vai ter mais segurança de continuar com um bom nível de condicionamento físico e menos lesão. Assim, a pré-temporada é muito importante tanto pelos aspectos técnico e tático quanto pelo físico”, disse o fisiologista, que completou:

“É um momento de congestão de carga muito acima do normal de quando se está num momento competitivo. São dois turnos, então precisamos estar muito atentos à alimentação e ao sono, que vão ajudar numa boa recuperação entre os turnos. Temos que monitorar muito bem, de perto. A análise bioquímica, com coleta de sangue, vai dizer se o atleta está ou não suportando a sobrecarga que estamos dando. E aí, quando necessário, fazemos os ajustes, a regulação da carga, reduzindo um pouquinho desse e aumentando um pouquinho daquele, para passarmos também com segurança por esse período de congestão de carga, que é para elevar de forma abrupta, rápida, o nível de condicionamento, porque só temos duas semanas para o início dos jogos. Elevar rapidamente o nível de condicionamento físico com a maior segurança possível. Esse é o nosso objetivo”.



O Fluminense terá pouco menos de duas semanas para se preparar para o início da temporada. A estreia da equipe em 2023 está marcada para o próximo dia 14 janeiro (sábado), às 16h, quando enfrenta o Resende no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela primeira rodada do Campeonato Carioca.







Fotos: Marcelo Gonçalves/FFC
Texto: Comunicação/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original