19/04/2021 10:34 - EM
Futebol | Clube
Em estreia de Preguinho, Fluminense é campeão do Torneio Início de 1925
"Superatleta" venceu dois títulos pelo clube, em esportes diferentes, no mesmo dia, em 19 de abril de 1925



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

 

João Coelho Netto, o Preguinho, é um dos maiores nomes do esporte brasileiro. Não é à toa que ficou conhecido como "superatleta", graças ao sucesso em oito modalidades: atletismo, basquete, futebol, hockey, natação, saltos ornamentais, voleibol e polo aquático.


Filho de Henrique Coelho Netto e irmão de Mano, ex-jogador do Fluminense, o ídolo estreou pelo clube dentro de campo com título, logo depois de ter sido campeão de natação, no mesmo dia.


Em 19 de abril de 1925, o Tricolor disputou o Torneio Início, sediado em Laranjeiras, em busca do bi e da terceira conquista do campeonato. Aos 20 anos, o promissor Preguinho era aguardado para sua estreia, mas demorou a chegar ao local da competição.


Na primeira rodada, Coelho marcou no triunfo por 1 a 0 sobre o Syrio Libanez. Na semi, novamente pelo placar mínimo, o Time de Guerreiros venceu o Sport Club Brasil, com gol de Lagarto.



Preguinho só apareceu a minutos da final, contra o São Cristóvão. Ele atrasou porque, simultaneamente ao Torneio Início, era promovida um campeonato de natação, na praia de Botafogo, com o "superatleta" entre os competidores. Também como representante do Flu, o esportista levou a melhor na prova de 600 metros.


"Eu nem sabia falar e o Fluminense já estava em minha alma, em meu coração, em meu corpo", disse, certa vez.



O episódio gera divergência entre historiadores, que especulam sobre como Preguinho chegou a tempo de jogar a partida: de bicicleta, de táxi ou até mesmo correndo.


Na chegada ao estádio, o jogador precisou se secar e trocar de roupa para, enfim, entrar em campo. Veloz e eficiente, contribuiu para o gol de Lagarto, que garantiu o troféu.


Nas quatro linhas, Preguinho vestiu as cores verde, branco e grená de 1925 a 1938, período em que anotou 128 gols em 174 jogos. Foi campeão carioca em 1937 e 1938. Além disso, é o maior goleador do Estádio das Laranjeiras, com 78 gols.


Adepto do amadorismo, o artilheiro jamais quis ser remunerado para defender o clube, mesmo depois da profissionalização do futebol no Brasil, em 1933.



Capitão da Seleção Brasileira na primeira Copa do Mundo, no Uruguai, em 1930, Preguinho marcou o primeiro gol da Canarinho em mundiais. Com cinco partidas pela equipe, balançou a rede nove vezes.


Na sede de Laranjeiras, a lenda é homenageada com um busto localizado em frente ao ginásio que leva seu nome. Nascido em 8 de fevereiro de 1905, ele morreu em 1979, aos 74 anos, no Rio.


Texto: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória



Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original