01/07/2022 12:17 - EM
Futebol Feminino
Analista de desempenho fala sobre o trabalho no Futebol Feminino do Fluminense
Leonardo Alves integra o departamento, auxiliando os treinadores Ricardo Silva e Douglas Matsumoto


 

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


A análise de desempenho no futebol é um meio de conhecer melhor o próprio time, mas também o do adversário. No Futebol Feminino do Fluminense, Leonardo Alves é quem está à frente da função, auxiliando os treinadores Ricardo Silva, do adulto e Douglas Matsumoto, do Sub-20. Nesta semana, o analista falou ao site oficial sobre a função, explicando o trabalho de descobrir qual é o modelo de jogo e o comportamento das equipes:


“A análise de desempenho é um departamento que sempre existiu no futebol, mas que atualmente está em grande desenvolvimento e possui cada vez mais espaço dentro das comissões técnicas. Acredito que o papel transcende a ferramenta de vídeo. Vejo a profissão como parte fundamental nos treinamentos, planejamento, avaliação e execução dos processos nos clubes. Tenho bastante liberdade para participar ativamente dentro de campo durante os treinamentos, e nos jogos consigo ter uma perspectiva melhor, já que normalmente fico em cabines de transmissões. Antes da partida, me reúno com a comissão para avaliarmos o que a nossa equipe fez no último jogo, e em seguida, discutimos o que o próximo adversário tem de pontos positivos e negativos. Por fim, traçamos uma estratégia para a próxima partida”.


Leonardo Alves também destacou o trabalho de integração entre as atletas da equipe Sub-20 e o elenco adulto das Guerreiras de Xerém durante os treinamentos. Caso de atletas como Tefa, Andressinha, Alice e Taissinha:


“Atualmente integro as comissões de base e equipe adulta, portanto acabo tendo participação direta nessa integração das atletas. Estou diariamente com as duas comissões e possuímos um diálogo muito próximo para tratar especificamente cada atleta com o intuito de potencializar a formação delas no clube e principalmente com o objetivo de que o Fluminense colha frutos no futuro”.


Leonardo Alves também falou sobre o processo de análise individual, essencial para identificar as capacidades para uma determinada função que o atleta possa desempenhar:


“O trabalho de análise individual e coletiva é diário, então forneço feedbacks durante o treino. Também usamos vídeos para mostrar lances individuais, setoriais e coletivos para trazer exemplos positivos e negativos das atletas com a finalidade de melhorar o desempenho da equipe dentro de campo”.


Texto: Comunicação/FFC

Fotos: Marina Garcia/FFC



Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original