12/04/2024 18:51 - EM
Clube
Fluminense debate desafios jurídicos no esporte no 1º Simpósio de Direito Desportivo
Primeiro evento sobre o tema organizado por um clube de futebol do país contou com cerca de 300 participantes


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Com a participação de uma verdadeira seleção de craques da advocacia, o Fluminense sediou nesta quinta e sexta-feira (11 e 12 de abril) o 1º Simpósio de Direito Desportivo Fluminense FC, no Salão Nobre da sede de Laranjeiras. Idealizado pelo departamento jurídico tricolor, o primeiro evento de direito desportivo organizado por um clube de futebol no país reuniu cerca de 300 advogados e estudantes para debater temas da área e suas perspectivas para o futuro.

Ao todo, foram sete painéis com a presença de especialistas na área, três no primeiro dia do evento e quatro, no segundo. Os temas debatidos foram desde contrato especial de trabalho desportivo à importância da educação antidopagem no esporte.

O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, que iniciou a carreira de advogado como estagiário do departamento jurídico do clube, falou sobre o evento.

"Este simpósio foi muito importante para o Fluminense, um clube com o departamento jurídico reconhecidamente forte, que sempre teve grandes nomes da área, como José Carlos Vilela, considerado o maior advogado da história tricolor. Então, era muito importante que fossemos os primeiros a fazer um simpósio de direito desportivo. Estamos muito felizes, desejamos que essa iniciativa possa se espalhar pelos outros clubes e que a gente comece a se preparar para organizar o segundo simpósio, no ano que vem", disse Mário Bittencourt.

Diretora jurídica do Fluminense e primeira mulher a ocupar o cargo de CEO em um clube de futebol no Brasil, Roberta Fernandes foi responsável por mediar o painel sobre o mercado de transferências. Ela ressaltou a integração de diferentes profissionais do mercado promovida pelo simpósio.

"A ideia do evento veio de um sonho de enaltecer o direito esportivo, que é nossa paixão, dentro de nossa casa. Assim tivemos a possibilidade de unir essas pessoas, viabilizar de alguma forma essa oportunidade de networking com estudantes e profissionais que não têm tanto contato com a área. Assim, eles podem se apaixonar pela área tanto quanto nós somos apaixonados e um dia, quem sabe, ocupar nossos lugares aqui ou em outros clubes mundo afora", explicou Roberta Fernandes.

Texto: Comunicação/FFC
Fotos: Marina Garcia/FFC



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original