Licenciamento


A marca do Fluminense Football Club é capaz de agregar valor a qualquer produto, em qualquer mercado. Consolidada nacionalmente e em franca expansão internacional, o sucesso da marca Fluminense passa, entre outros fatores, por um contínuo e criterioso controle de qualidade de cada mercadoria ou serviço com a qual está associada.

A gestão dos produtos licenciados do Fluminense leva em conta a observância da correta aplicação da marca e dos símbolos do clube, além do posicionamento de cada elemento dentro do mix de produtos e serviços ofertados. Os princípios de boas práticas gerenciais que norteiam o posicionamento mercadológico do Fluminense devem ser respeitados por toda empresa parceira do clube.

A importância de se trabalhar a busca da excelência qualitativa e estética dos produtos licenciados se justifica na visão de que cada mercadoria é mais uma importante interface entre o Fluminense e seu maior patrimônio – o torcedor tricolor.

Processo de Licenciamento

Proposta de licenciamento
A empresa deve entrar em contato com o Departamento de Marketing do clube pelo e-mail marketing@fluminense.com.br. Nesse primeiro contato, a ideia será analisada e assim, verificada a possibilidade da realização do contrato e a idoneidade da empresa. Serão levados em conta os requisitos mínimos que a empresa precisa atender e se não há outro contrato em vigência que impeça o licenciamento do novo produto.

Negociação/Contrato
O contrato gira em torno em alguns aspectos básicos: Descrição do(s) produto(s); porcentagem de royalties (valor pago ao clube que incide sobre o faturamento do produto); garantia mínima (valor mínimo que a empresa licenciada deve pagar ao clube durante a vigência do contrato); prazo de validade em que a empresa poderá fabricar e comercializar os itens com a marca Fluminense Football Club; entre outros.

Desenvolvimento do protótipo
O Fluminense fornecerá o seu Manual da Marca, no qual estão especificadas todas as aplicações corretas de seus símbolos, o que garantirá a autenticidade do produto. Munida dessas informações, a empresa desenvolverá o layout para ser aprovado pelo Clube.
Após a aprovação do layout, o próximo passo é a confecção do protótipo do produto. O item será analisado e, quando aprovado, a licenciada dará início a produção em escala e venda.

ANTIPIRATARIA

O Fluminense Football Club adotou o uso de selos holográficos em seus produtos licenciados. Estes selos ajudam no controle nas vendas e ainda ajudam o torcedor tenha certeza que está comprando um produto oficial.


próximos confrontos
Taça Rio
Fluminense
X
Macae site
4ª RODADA - Dom, 26/3, 19:00 - Giulite Coutinho
Taça Rio
Madureira site
X
Fluminense
5ª RODADA - Qua, 29/3, 16:00 - A DEFINIR
Taça Rio
Fluminense
X
Flamengo site
6ª RODADA - Dom, 2/4, 16:00 - A DEFINIR
Copa Sul-Americana
Fluminense
X
Escudo de liverpool f%c3%batbol club site
1ª Fase Copa Sul-Americana - Qua, 5/4, 21:45 - A definir
Copa do Brasil
Goias site
X
Fluminense
4a FASE - Qui, 13/4, 21:30 - Serra Dourada
Copa do Brasil
Fluminense
X
Goias site
4a FASE - Qua, 19/4, 21:45 - Giulite Coutinho
Copa da Primeira Liga
Fluminense
X
Escudo.geb site
3a RODADA - Qua, 26/4, 19:30 - Giulite Coutinho
Copa Sul-Americana
Escudo de liverpool f%c3%batbol club site
X
Fluminense
1ª Fase Copa Sul-Americana - Qua, 10/5, 21:45 - Estádio Centenário

Under armour
Frescatto
Brahma
Gatorade
Parceiro movimento futebol melhor
Parceiro bioleve
Parceiro senior
Parceiro sos mata atlantica
Coppertone