Licenciamento


A marca do Fluminense Football Club é capaz de agregar valor a qualquer produto, em qualquer mercado. Consolidada nacionalmente e em franca expansão internacional, o sucesso da marca Fluminense passa, entre outros fatores, por um contínuo e criterioso controle de qualidade de cada mercadoria ou serviço com a qual está associada.

A gestão dos produtos licenciados do Fluminense leva em conta a observância da correta aplicação da marca e dos símbolos do clube, além do posicionamento de cada elemento dentro do mix de produtos e serviços ofertados. Os princípios de boas práticas gerenciais que norteiam o posicionamento mercadológico do Fluminense devem ser respeitados por toda empresa parceira do clube.

A importância de se trabalhar a busca da excelência qualitativa e estética dos produtos licenciados se justifica na visão de que cada mercadoria é mais uma importante interface entre o Fluminense e seu maior patrimônio – o torcedor tricolor.

Processo de Licenciamento

Proposta de licenciamento
A empresa deve entrar em contato com o Departamento de Marketing do clube pelo e-mail marketing@fluminense.com.br. Nesse primeiro contato, a ideia será analisada e assim, verificada a possibilidade da realização do contrato e a idoneidade da empresa. Serão levados em conta os requisitos mínimos que a empresa precisa atender e se não há outro contrato em vigência que impeça o licenciamento do novo produto.

Negociação/Contrato
O contrato gira em torno em alguns aspectos básicos: Descrição do(s) produto(s); porcentagem de royalties (valor pago ao clube que incide sobre o faturamento do produto); garantia mínima (valor mínimo que a empresa licenciada deve pagar ao clube durante a vigência do contrato); prazo de validade em que a empresa poderá fabricar e comercializar os itens com a marca Fluminense Football Club; entre outros.

Desenvolvimento do protótipo
O Fluminense fornecerá o seu Manual da Marca, no qual estão especificadas todas as aplicações corretas de seus símbolos, o que garantirá a autenticidade do produto. Munida dessas informações, a empresa desenvolverá o layout para ser aprovado pelo Clube.
Após a aprovação do layout, o próximo passo é a confecção do protótipo do produto. O item será analisado e, quando aprovado, a licenciada dará início a produção em escala e venda.

ANTIPIRATARIA

O Fluminense Football Club adotou o uso de selos holográficos em seus produtos licenciados. Estes selos ajudam no controle nas vendas e ainda ajudam o torcedor tenha certeza que está comprando um produto oficial.

Se você encontrou algum produto que use a marca do Fluminense sem autorização, denuncie!
Envie um e-mail para marketing@fluminense.com.br.
Todas as informações pessoais serão mantidas em sigilo.


próximos confrontos
Copa Sul-Americana
Fluminense
X
Universidad cat%c3%b3lica2 site
Segunda Fase - Qui, 29/6, 21:45 - Maracanã
Campeonato Brasileiro
Fluminense
X
Chapecoense site
11ª RODADA - Seg, 3/7, 20:00 - Giulite Coutinho
Campeonato Brasileiro
Bahia site
X
Fluminense
12ª RODADA - Dom, 9/7, 16:00 - FONTE NOVA
Campeonato Brasileiro
Fluminense
X
Botafogo site
13ª RODADA - Qua, 12/7, 21:00 - A DEFINIR
Campeonato Brasileiro
Coritiba site
X
Fluminense
14ª RODADA - Dom, 16/7, 19:00 - COUTO PEREIRA
Campeonato Brasileiro
Fluminense
X
Cruzeiro site
15ª RODADA - Qui, 20/7, 21:00 - A DEFINIR
Campeonato Brasileiro
Fluminense
X
Corinthians site
16ª RODADA - Dom, 23/7, 16:00 - A DEFINIR
Copa Sul-Americana
Universidad cat%c3%b3lica2 site
X
Fluminense
Segunda Fase - Qua, 26/7, 19:15 - Olímpico Atahualpa-EQU
Campeonato Brasileiro
Ponte preta %281%29 site
X
Fluminense
17ª RODADA - Dom, 30/7, 16:00 - Moisés Lucarelli
Campeonato Brasileiro
Sport recife site
X
Fluminense
18ª RODADA - Qua, 2/8, 19:30 - Ilha do Retiro

Under armour
Frescatto
Brahma3
Gatorade
Tim
Parceiro movimento futebol melhor
Parceiro bioleve
Parceiro senior
Parceiro sos mata atlantica
Coppertone
99
Parceiro cbc