Trabalho

Xerém:


Reconhecida internacionalmente como a mais completa academia de desenvolvimento de jogadores do Brasil, a base do Fluminense segue cumprindo com louvor o seu grande objetivo de fornecer atletas de qualidade para o elenco profissional. Raramente um clube utiliza de forma tão eficiente e expressiva as joias lapidadas em casa. O Tricolor tem uma formação completa que começa no futsal ou nas escolas oficiais (Projeto Guerreirinhos), passa por Xerém e pode terminar na Europa, no STK Fluminense Samorin. O Flu é o primeiro clube grande do Rio de Janeiro a possuir o Certificado de Clube Formador da CBF.

Xerém segue a mesma metodologia de treinos para todas as categorias. Porém, o trabalho é diferenciado para cada faixa etária, respeitando o desenvolvimento físico, mental e técnico de cada Moleque de Xerém. As faixas etárias são:

- Sub-20 (Júnior) – nascidos em  1997, 1998 e 1999

- Sub-17 (Juvenil) – nascidos em 2000 e 2001

- Sub-15 (Infantil) – nascidos em 2002 e 2003

-Sub-13 (Mirim) – nascidos em 2004 e 2005

- Sub-11 (Pré-Mirim) – nascidos em 2006, 2007 e 2008

Captação:


A captação de atletas de Xerém é uma referência no Brasil, com um grupo de scout profissional que analisa jogadores por todo o Brasil e nos principais centros da América Latina. Os jogadores são captados após uma série de estudos e acompanhamento de jogos. O trabalho é totalmente integrado com a equipe principal. O Fluminense tem excelência na descoberta de talentos.

O Fluminense conta com avaliadores que têm a função de observar atletas em localidades distintas. Porém, a seleção de atletas para as divisões de base é realizada de diversas outras formas. Uma delas é por meio da realização de amistosos e participação em torneios com equipes de diferentes localidades, nos quais os técnicos das equipes do Fluminense selecionam os atletas que mais interessam. Uma outra forma é pelo processo seletivo, no próprio Centro de Treinamentos Vale das Laranjeiras, com atletas que desejam ingressar nas divisões de base do Fluminense.

Futsal:

O Fluminense é um dos poucos clubes do Brasil que têm o futsal voltado para a formação de jogadores para o futebol de campo. O esporte, celeiro de craques por todo o mundo, é ligado diretamente à diretoria de Xerém e possui grande integração com atletas e profissionais das duas áreas. Muitos jogadores na equipe principal do clube chegaram ao Tricolor por meio do futsal. Os guerreiros das quadras são observados de perto pelos profissionais de Xerém. Atualmente, mais de 100 meninos oriundos do futsal desenvolvem seus talentos em Xerém.

Guerreirinhos:

Um dos grandes diferenciais do Fluminense em seu sistema de captação de jovens jogadores é o projeto Guerreirinhos. Ele permite que escolinhas de futebol com a filosofia de jogo do clube sejam abertas em qualquer lugar do Brasil, ou do exterior, desde que, claro, consigam preencher os requisitos para se tornar uma franquia. Já são mais de 30 atletas oriundos das escolinhas treinando atualmente no CT Vale das Laranjeiras.

Ao contrário do que acontece na maioria dos clubes, as escolinhas oficiais não são produtos do marketing do Fluminense. Elas fazem parte do sistema de captação de Xerém e ajudam a trazer para Xerém grandes jogadores.

O projeto Guerreirinhos (escolinhas oficias) representa muito mais do que uma escola que ensina futebol a crianças. Pelo benefício comprovado que o esporte traz aos jovens, não apenas físico, mas na parte disciplinar, o Fluminense demonstra seu interesse nobre de se solidificar cada vez mais como uma instituição que tem compromisso com a sociedade. As escolinhas são visitadas frequentemente por profissionais do Tricolor. Nelas, são cobradas, além da qualidade necessária para receber o certificado do clube, a filosofia de jogo de Xerém.

Filosofia única de jogo


O Fluminense adota a mesma filosofia de jogo para todas as categorias. Priorizando o jogo bonito, a molecada de Xerém tem na posse de bola com objetividade a principal característica, sempre buscando o gol adversário, trocando passes e dando dribles. As bases da filosofia do Fluminense são a posse de bola objetiva, a busca constante por espaço, intensidade de jogo, futebol com prioridade no passe e no drible, busca na recuperação da bola e Fair Play.
Nos jogos das cinco categorias (Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11) são distribuídos formulários para que os torcedores/imprensa possam avaliar se a filosofia de jogo está sendo aplicada nas partidas. O Fluminense tem como marca principal a formação de grandes jogadores e a filosofia de jogo ofensiva é fundamental para o crescimento do futebol brasileiro.

Formando mais do que atletas


"Faça uma pessoa melhor, que você terá um jogador melhor". O lema de Xerém é muito mais do que apenas um discurso. Além de todo o trabalho realizado dentro dos campos com treinamentos que respeitam a metodologia e filosofia única de jogo de Xerém, acompanhado de perto por grandes profissionais, os jogadores da base do Fluminense participam de palestras, cursos e atividades sociais que aumentam o horizonte de conhecimento e desenvolvem o sistema cognitivo dos jovens, para que estes se tornem cidadãos mais completos. Na base tricolor, os jogadores participam de curso de inglês em parceira com o Brasas, que disponibiliza uma professora para ensinar aos meninos uma nova língua que ajudará muito no desenvolvimento.

A molecada de Xerém recebe palestras com temas específicos como história do Fluminense e do CT Vale das Laranjeiras, perigos das drogas, doenças sexualmente transmissíveis, importância da imagem, melhores formas de se utilizar as mídias sociais, legislação esportiva e sustentabilidade. A base tricolor possui um assessor de imprensa específico que, em conjunto com o Coordenador de Comunicação, trabalha a imagem de Xerém, dos profissionais de Xerém e dos atletas junto à mídia, promovendo conversas e media training, preparando-os para a exposição que encontrarão no futebol profissional.

Plano de Carreira:


Formar jogadores com excelência para a equipe profissional do Fluminense é o grande objetivo das divisões de base do clube. Mas, hoje, o aproveitamento dos jogadores formados vai além do time principal. Como no processo de formação do futebol não há como absorver todos que são promovidos – em média, mais de dez atletas são formados por ano –, o Fluminense estruturou um projeto mais amplo e completo de valorização das joias tricolores. Se o atleta não for aproveitado de imediato no primeiro time, ele tem a opção de ser emprestado para times do Brasil e do exterior, a fim de ganhar mais visibilidade ou voltar mais experiente e valorizado.

O Tricolor não perde o vínculo com o jogador e, na maioria dos casos, ainda mantém o investimento nele, que tem contrato longo desde o Sub-20. O Fluminense é o clube que mais viagens fez com a base ao exterior nos últimos anos, tem parcerias nacionais e internacionais que são utilizadas para dar mais experiência aos jogadores, com intercâmbios e empréstimos.

STK Fluminense Samorin



O desenvolvimento dos jovens atletas do Fluminense não termina em Xerém. O Projeto Flu-Europa é uma evolução do Plano de Carreira do clube. A criação de uma equipe filial do Fluminense na Europa é um projeto pioneiro dentro do mercado brasileiro de futebol e possibilita ao clube controle total na fase final de desenvolvimento dos atletas.
O Fluminense adquiriu o STK Fluminense Samorin, que atualmente participa da Liga II da Eslováquia, com o objetivo de proporcionar em solo europeu o desenvolvimento final do atleta de futebol realizado em um contexto técnico, tático, físico e mental, dentro do mercado mais avançado de futebol do mundo.

Amistosos

O Fluminense recebe semanalmente, nas dependências de Xerém, equipes e escolinhas para a realização de amistosos. Esta atividade é parte relevante no processo de desenvolvimento dos atletas das divisões de base do clube.

Sendo assim, caso haja interesse em marcar amistosos no CTVL contra as equipes de base do Fluminense, entre em contato com a Coordenação de Xerém: Edgard Maba, Decio Oliveira e Raphael Munhoz. Telefone: (21) 2679-4634.

O Fluminense também tem o interesse em realizar amistosos fora do CTVL. Para isto o Tricolor exige que o interessado disponibilize o transporte da equipe, alimentação e hospedagem, se necessário.


próximos confrontos
Campeonato Carioca
Fluminense
X
Flamengo site
Final - 1º Jogo - Dom, 30/4, 16:00 - Maracanã
Campeonato Carioca
Flamengo site
X
Fluminense
Final - 2º Jogo - Dom, 7/5, 16:00 - Maracanã
Copa Sul-Americana
Escudo de liverpool f%c3%batbol club site
X
Fluminense
1ª Fase Copa Sul-Americana - Qua, 10/5, 21:45 - Estádio Centenário
Campeonato Brasileiro
Fluminense
X
Santos site
1ª Rodada - Dom, 14/5, 11:00 - A DEFINIR
Copa do Brasil
Gremio logo site
X
Fluminense
Oitavas de Final - Qua, 17/5, 21:45 - Arena do Grêmio
Campeonato Brasileiro
Atletico mg first site
X
Fluminense
2ª Rodada - Dom, 21/5, 16:00 - Independência
Campeonato Brasileiro
Vasco da gama site
X
Fluminense
3ª Rodada - Sáb, 27/5, 19:00 - São Januário
Copa do Brasil
Fluminense
X
Gremio logo site
Oitavas de Final - Qua, 31/5, 19:30 - Maracanã
Campeonato Brasileiro
Fluminense
X
Vit%c3%b3ria site
4ª RODADA - Sáb, 3/6, 21:00 - A DEFINIR
Campeonato Brasileiro
Fluminense
X
Atl%c3%a9tico pr site
5ª RODADA - Ter, 6/6, 21:00 - A DEFINIR

Under armour
Frescatto
Brahma
Gatorade
Parceiro movimento futebol melhor
Parceiro bioleve
Parceiro senior
Parceiro sos mata atlantica
Coppertone
Parceiro cbc