01/04/2021 15:48 - EM
Futebol | Clube
Washington, o "Coração Valente", comemora 46 anos
Campeão brasileiro pelo Fluminense, ídolo coleciona gols decisivos e possui carreira marcada pela superação



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


Ao longo de suas passagens por Laranjeiras, em 2008 e 2010, Washington, o "Coração Valente", curiosamente, mexeu com o coração de milhares de tricolores. Dono de gols decisivos e de carreira marcada pela superação, o ídolo comemora, hoje, 46 anos.


Diagnosticado com diabetes aos 21, o ex-centroavante descobriu, aos 27, uma lesão cardiovascular que quase apressou sua aposentadoria. Com garra, enfrentou os problemas de saúde dentro de campo. O destino ainda o levou, duas vezes, ao Time de Guerreiros, onde protagonizou viradas épicas.



Washington marcou um dos gols mais icônicos do Fluminense. Foi ele quem garantiu a vaga na semifinal da Libertadores de 2008, ao cabecear, aos 47 minutos do segundo tempo, no ângulo de Rogério Ceni, do São Paulo, após cobrança de escanteio, no Maracanã.


O ex-jogador, um dos principais personagens daquela campanha, ainda deu início à virada que colocou o clube na decisão da Libertadores. Também no Maracanã, o craque igualou o marcador diante do Boca Juniors, de falta, aos 17 minutos da etapa final.



A primeira conquista de Washington pelo Tricolor ocorreu em 2010, quando a equipe se sagrou campeã brasileira. O "Coração Valente" participou do lance do gol do título, marcado por Emerson. Ele recebeu cruzamento de Carlinhos, pela esquerda, e desviou a bola de cabeça para seu companheiro balançar a rede.


No ano seguinte, o artilheiro decidiu deixar os gramados. Ele encerrou a carreira com 45 gols em 83 jogos pelo Fluminense.


Em 2018, Washington compareceu à FluFest como uma das atrações do evento, que, naquela edição, celebrou a despedida do goleiro Ricardo Berna e a história do clube no Maracanã. Na ocasião, o goleador disputou amistosos e distribuiu autógrafos na sede de Laranjeiras.


TEXTO: Flu-Memória
FOTO: Arquivo/Flu-Memória



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original