17/05/2020 16:00 - EM
Futebol | Clube
Torcida Tricolor volta no tempo e vibra com “Gol de Barriga” em 95
Vitória por 3 a 2, deu o Campeonato Carioca ao Fluminense em jogo épico


No dia 25 de junho de 1995, em uma partida épica, o Fluminense sagrou-se campeão Carioca em um jogo para lá de emocionante, com cinco gols - o último deles depois que Renato Gaúcho desviou com a barriga um chute do volante Ailton. Neste domingo, (17/05/2020), a torcida Tricolor voltou 25 anos no tempo, para rever e vibrar com a histórica vitória do Fluminense por 3 a 2 sobre o Flamengo, em um Maracanã lotado, em retransmissão da Band TV. O clube promoveu uma ação com a venda de ingressos simbólicos para a transmissão e renda arrecadada revertida em cestas básicas para funcionários do clube.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

O Fluminense não contava com o crédito da crônica esportiva e, segundo lembra o meia Ailton, o grupo sofria com isso. “A mídia não confiava e ninguém acreditava que o Fluminense poderia chegar à final. Oscilamos muito dentro da competição. Eu acho que, por conta disso, demos margem para que a desconfiança surgisse, mas é muito bom superar tudo isso com um grupo maravilhoso, que deixou de lado a parte financeira e focou somente em conquistar o título. Um time de Guerreiros, simples e de pessoas renegadas. Tenho certeza que nós escrevemos o nosso nome na história do clube - relembra o meia, autor do chute que originou o gol.

O Flamengo começou o octogonal com três pontos ganhos: dois por ter vencido o primeiro e o segundo turno da fase classificatória pelo Grupo B e um pela conquista da Taça Guanabara. O Vasco iniciou o octogo­nal com um ponto extra, por ter vencido o pri­meiro turno da fase classificatória do Grupo A, e o Botafogo com um ponto extra por ter vencido o segundo turno da fase classificatória pelo Grupo A.

O Fluminense se recuperou e na fase final conseguiu o direito de disputar o título. E esse foi o grande problema para o Flamengo, campeão da Taça Guanabara, porque o Fluminense foi o seu carrasco durante todo campeonato. Em três jogos, duas vitórias para o Fluminense e um empate. Seria a rodada final mais um confronto entre as equipes, dessa vez para decidir o título.

O jogo decisivo poderia ser um filme, com grandes reviravoltas. O Maracanã estava lotado, e o Fluminense abriu 2 a 0, fazendo assim, um primeiro tempo praticamente sem erros, mas no segundo tempo, o Flamengo fez 2 a 1, o tricolor Sorlei e o rubro-negro Marquinhos foram expulsos depois de uma confusão no momento do primeiro gol da Gávea. Dez contra dez e o Flamengo conseguiu o empate, resultado que lhe dava o título por ter feito a melhor campanha no geral. Logo após Lira foi expulso, em disputa com Fabinho.

Mas estava escrito que aquele time Tricolor seria Campeão Carioca frente a um público de mais de 120 mil pessoas no estádio e assim foi.  Com a barriga de Renato Gaúcho, aos 41 da etapa final encerrou a disputa com um gol que foi para a súmula para Aílton, autor do chute. O Flu ainda teria Lima expulso, levando o Fluminense a terminar a com oito jogadores em campo, mas com a Taça de Campeão Carioca de 1995.

- O gol surgiu de uma forma que eu já tinha falado com o Ronald. Eu disse para ele que só tinha um jeito de vencermos o jogo. Eu iria ficar aberto na direita e quando ele pegasse na bola tocaria em mim. Eu saí driblando e quando vi que era o Charles na minha frente, eu iria chutar, mas ele me fechou, cortei para um lado e para o outro e finalizei, ela resvala no Renato e sai o gol, o gol do título – explica Aílton.

Ronald se lembra perfeitamente do pedido de seu antigo companheiro de equipe. “Normalmente o lateral toca e faz a ultrapassagem, fiz o que ele me pediu e deu na maravilhosa jogada em cima do Charles Guerreiro. A sensação foi mágica, jogar no Maracanã e ser campeão. As dificuldades existiam, mas vim de um clube considerado pequeno e acostumado com elas. O que a imprensa falava na época serviu como motivação para todos do grupo. Conseguimos formar uma família unida, superando todos que eram contra”, conclui Ronald, o lateral direito do Fluminense campeão em 1995.

ACOMPANHE AGORA UMA LIVE SOBRE O JOGÃO:
https://www.youtube.com/watch?v=tBdKZlDvLLc&feature=em-lbcastemail



Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original