07/08/2022 09:56 - EM
Olímpico
Time de basquete adaptado do Fluminense estreia no Brasileiro
Equipe enfrenta a ONG Esportes Sem Fronteiras, nesta segunda-feira (08/08), pela segunda divisão da competição


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

De volta às atividades após dois anos parado devido à pandemia de coronavírus, o time de basquete em cadeira de rodas do Fluminense estreia nesta segunda-feira (08/08) na 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro da modalidade, que será realizada até o próximo sábado (13/08), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O Tricolor enfrenta a ONG Esportes Sem Fronteiras, também do Rio de Janeiro, às 11h.

A equipe retomou os treinamentos no início deste ano. Os treinos são realizados na quadra do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD), no Centro da cidade.

"Com a proximidade do Brasileiro, aumentamos a carga de treinamentos e estamos trabalhando quase todos os dias. Estamos com um time muito competitivo e a expectativa é fazer uma boa competição", disse o técnico do Fluminense, Itamar Luis da Silva, que já participou de quatro paralimpíadas.

Além do Campeonato Brasileiro a equipe também disputa o Campeonato Estadual, que terá início no dia 27 de agosto. A final da competição será disputada no dia 13 de novembro.

O time de basquete adaptado do Fluminense foi criado em 2018 em parceria com a Associação Carioca de Deficientes Físicos (ACADEF).

"Nossa expectativa é ficar entre os três primeiros colocados na 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro e no Campeonato Estadual", afirmou Fernando Amaro, presidente da ACADEF.

O basquete em cadeira de rodas foi criado na década de 40, nos Estados Unidos, tendo como principal objetivo minimizar as sequelas dos soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial. Primeiro esporte adaptado do Brasil, se tornou a modalidade mais difundida para pessoas com deficiência física.

Texto: Comunicação/FFC
Foto: Arquivo pessoal





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original