22/01/2021 13:29 - EM
Futebol
Quarto jogador que mais vestiu a camisa do Fluminense, Altair completaria 83 anos
Apelidado de "Fiapo", ídolo dedicou ao Tricolor mais de uma década da carreira como jogador



Seja Sócio e tenha vantagens na compra de ingressos, além de descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


Nesta sexta-feira, 22, Altair completaria 83 anos. Em sua passagem pelas Laranjeiras, entre 1956 e 1970, marcou três gols e acumulou 551 partidas, tornando-se o quarto jogador que mais vestiu as cores verde, branco e grená. Baixinho e franzino, acabou apelidado de "Fiapo".


Alçado à equipe principal aos 18 anos, o lateral-esquerdo ficou conhecido pela disposição e boa técnica. Além disso, era o algoz dos pontas: raramente perdia divididas. Ganhou, inclusive, o título de melhor marcador de Garrincha.



Pelo Fluminense, o craque venceu o Campeonato Carioca, em 1959, 1964 e 1969; o Torneio Rio-São Paulo, em 1957 e 1960; e a Taça Guanabara, em 1966. Com a camisa da Seleção, participou de 22 jogos e se sagrou campeão mundial em sua primeira Copa, em 1962. Na edição seguinte, em 1966, representou a Canarinho mais uma vez.


Depois de encerrar a carreira como jogador, Altair trabalhou nas divisões de base e integrou diversas comissões técnicas do clube, inclusive a campeã carioca em 1995. Em algumas ocasiões, assumiu o comando interinamente.


Aos 81 anos, o ídolo morreu no dia 9 de agosto de 2019. Dois meses depois, o Tricolor batizou de "Altair Gomes de Figueiredo" o Campo 1 do Centro de Treinamento Carlos Castilho, na Barra da Tijuca.


Textos:Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória - Arquivo



Umbro original
Sika original
Tim original
Testfy original
Hotelnacional original
Brahma original
Zinzane original
Betmotion original
Bioleve original
Puri original
Ambipar original
Bassan original
Flaviohermolin original
Rentv original
Nhj original
Nb original
Telecall original
Thermohuman original
Bodymetrix original
Vaccini original
Top on original
Singular original
Opusseg original
Coachid original
Donna original
Mazars original
Ncores original
Cbc original