22/01/2022 17:45 - EM
Futebol
Quarto jogador com mais partidas pelo Fluminense, Altair completaria 84 anos
Lateral-esquerdo foi um dos grandes ídolos do Tricolor


Neste sábado, 22/01, o lateral-esquerdo Altair completaria 84 anos. Apelidado como “fiapo” por ser baixinho e franzino, chegou às Laranjeiras com 18 anos e logo despontou por sua disposição e técnica avançada. Foi algoz de craques como Garrincha, sendo considerado seu melhor marcador.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


Entre 1956 a 1970 integrou a equipe principal do Flu. Em 1957, foi campeão do torneio Rio-São Paulo, marcando o início de uma carreira vitoriosa pelo Tricolor.


Em 1959, foi campeão carioca pela primeira vez. No ano seguinte, venceu novamente o Rio-São Paulo. Seu alto nível dentro de campo fez com que fosse convocado para a Copa do Mundo de 1962, quando o Brasil foi campeão no Chile. Pelo Fluminense, voltou a ser campeão Carioca de 1964 e 1969, e da Taça Guanabara, de 1966, ano que representou a Seleção mais uma vez.



Altair é o 4º jogador que mais vestiu a camisa tricolor, jogando 551 partidas e marcando três gols. Pela Seleção Brasileira foram 22 jogos. Encerrou a carreira no ano de 1971, sendo considerado um dos grandes ídolos da história do clube.


O ex-jogador, que atuou também nas divisões de base do clube, era auxiliar-técnico do treinador Joel Santana no título carioca de 95, conquistado com o gol de barriga de Renato Gaúcho sobre o Flamengo.


Faleceu no dia 9 de agosto de 2019, aos 81 anos. Dois meses depois, o Fluminense batizou o Campo 1 do Centro de Treinamento Carlos Castilho, na Barra da Tijuca, de "Altair Gomes de Figueiredo”, uma forma de homenagear quem tanto defendeu o Tricolor das Laranjeiras.


Texto: Flu-Memória/FFC
Foto: Arquivo/FFC



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original