14/11/2024 22:00 - EM
Clube
Pedro Bial ministra palestra sobre o Fluminense na Academia Brasileira de Letras: “Fiquei muito feliz”
Jornalista falou sobre ligação da família com o Flu e a importância do clube para o país




O Fluminense e sua história foram tema de uma palestra ministrada pelo jornalista Pedro Bial, nesta quinta-feira (14/11), na Academia Brasileira de Letras (ABL). O evento, que fez parte do ciclo de conferências “Gol de Letras”, aconteceu na sede da instituição, no Centro do Rio. Durante a apresentação, Bial falou sobre a ligação de sua família com o Tricolor e relacionou a história do clube ao esporte e à cultura do Brasil.

Acadêmico e coordenador do evento, Ruy Castro compôs a mesa, enquanto o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, acompanhou a palestra da plateia, como convidado. Presidente da ABL e torcedor ilustre do Fluminense, o também jornalista Merval Pereira enviou um vídeo, que foi exibido no telão do auditório da Academia.



“Foi a primeira oportunidade que eu tive de ser convidado para falar da história do Fluminense. Eu pensei que cada torcedor tem o seu Fluminense. Tudo bem, é uma paixão coletiva, a manifestação da torcida é o coletivo por excelência. Mas o que leva cada um a escolher a sua paixão ou ser escolhido por ela, como no caso do Fluminense, são motivos muito pessoais e intrasferíveis. Então, falei que se eu conseguisse amarrar a minha história pessoal, da minha família e a importância do Fluminense com a importância que o Fluminense tem para a história da cidade, do Brasil, do esporte e do mundo, eu fui deixando as lembranças virem e fazendo uma pesquisinha aqui e outra ali. Se eu tivesse mais tempo, eu ia ficar horas aqui, porque a história do Fluminense ela vai desabrochando. Você vai entrando no mistério tricolor e novas pétalas se abrem, se oferecem caminhos. Fiquei muito feliz”, resumiu Bial.



“A Academia Brasileira de Letras está seguindo o exemplo histórico do Fluminense, que é ser um lugar, um centro de excelência, de nobreza e fidalguia, mas que se abre para o popular, se abre para a cidade, se abre para o mundo. A Academia está cada vez mais aberta para a cidade. Está querendo um diálogo com o povo, que ela se justifique numa troca e não fique encastelada. Esse é um exemplo que o Fluminense dá através da história da cidade e do Brasil, e a Academia está fazendo esse movimento. Fico muito feliz de estar participando desse momento”, concluiu o jornalista.



Presidente do clube, Mário Bittencourt valorizou a iniciativa da Academia Brasileira de Letras e celebrou a oportunidade que a instituição proporcionou de que a história do Fluminense fosse contada por um dos grandes ícones do jornalismo brasileiro

“É um evento muito bonito. A história do Fluminense sendo contada, não só por uma pessoa que conhece muito a história do Fluminense, que é o Pedro (Bial), mas também uma pessoa que viveu o Fluminense, que tem a vida ligada ao Fluminense, foi a atleta do clube. A família possui uma relação de amor muito forte com o Fluminense. Acho que não tinha pessoa melhor para representar o Fluminense aqui na Academia Brasileira de Letras. A gente ficou muito honrado de participar, de ter o Pedro recitando a nossa história, que deve ser recitada e contada a cada dia. É um ícone do jornalismo brasileiro e mostrou que o clube é gigantesco, que a nossa história é a mais importante de um clube no futebol brasileiro. A gente fica muito orgulhoso”, afirmou o presidente tricolor.



Fotos: Marina Garcia/FFC
Texto: Comunicação/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Colegioforcamaxima original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original