03/01/2021 15:22 - EM
Futebol | Clube
Parceiro de Assis no Casal 20, Washington completaria 61 anos neste domingo
Astro do Fluminense na década de 80 figura entre os dez maiores goleadores do clube



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


Hoje, 3 de janeiro, comemora-se o aniversário de Washington, parceiro de Assis no Casal 20 do Fluminense, que marcou época na década de 80. O ídolo completaria 61 anos.


Dentro das quatro linhas, o baiano representou as cores verde, branco e grená de 1983 a 1989. Com 124 gols em 305 jogos, ocupa a nona posição da lista de maiores goleadores do clube.



Washington consolidou sua passagem por Laranjeiras com títulos e lances inesquecíveis. Grandalhão, mas habilidoso, o centroavante já marcou de bicicleta contra o Flamengo e driblou uma fila de adversários para balançar a rede do Vasco.


Ao lado do Carrasco, consagrou uma das mais marcantes duplas do futebol brasileiro. A alcunha de "casal 20" surgiu da alusão ao seriado de mesmo nome da TV americana.



O craque é um dos principais personagens do tricampeonato carioca de 1983, 1984 e 1985 e do título brasileiro de 1984. Além disso, venceu competições internacionais, como o Torneio de Seul, em 1984, a Copa Kirin e o Torneio de Paris, em 1987.


Pela Seleção, acumula 2 gols em 5 partidas e conquistou a edição de 1987 dos Jogos Pan-Americanos.


Washington sofria de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença neurodegenerativa e sem cura. Em 2009, a torcida promoveu a campanha "Washington Day", que visava angariar recursos financeiros para o tratamento da enfermidade.



A ação ocorreu no Maracanã, em duelo com o Athletico-PR, num domingo que ficou conhecido como o dia da gratidão.


O artilheiro morreu em 25 de maio de 2014, em Curitiba. No ano seguinte, o Tricolor lançou o livro "Washington & Assis - Recordar é viver" e inaugurou em sua sede bustos dos dois.


TEXTO: Flu-Memória
FOTO: Arquivo/Flu-Memória



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original