18/05/2021 11:44 - EM
Futebol | Clube
Papa João Paulo II, o João de Deus, completaria 101 anos
Padroeiro do Fluminense desde 2010, religioso inspirou canção que ganhou as arquibancadas tricolores durante o Campeonato Carioca de 1980


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


É celebrado no dia 18 de maio o nascimento daquele que virou um dos principais símbolos tricolores: o Papa João Paulo II. Também conhecido como João de Deus, o religioso é, desde 2010, padroeiro do Fluminense. Porém, sua relação com o clube vem de 1980, quando conheceu o Brasil pela primeira vez e inspirou canção que serve de trilha sonora para os triunfos heroicos do Time de Guerreiros.

"A bênção, João de Deus. Nosso povo te abraça. Tu vens em missão de paz. 'Sê' bem-vindo. E abençoa este povo que te ama!".

Durante a passagem pelo país em junho daquele ano, o pontífice, empossado em 1978, recebeu de presente uma camisa do Flu. Em outubro, o hino "A benção, João de Deus" ganhou as arquibancadas do Maracanã e comandou o título do primeiro turno do Campeonato Carioca, contra o Vasco, nos pênaltis, depois do empate em 1 a 1 no tempo normal.

Em novembro, no final da competição, novamente em clássico com o Cruz-Maltino, a música voltou a ser entoada a plenos pulmões. Com gol de Edinho, o Tricolor venceu o jogo por 1 a 0 e garantiu a conquista. Ao longo daquela campanha, o cântico se consolidou como o talismã do clube.

João de Deus morreu em 2 de abril de 2005, na véspera da decisão da Taça Rio. No Maracanã, os tricolores prestaram diversas homenagens ao Papa. Dentro das quatro linhas, o Fluminense goleou o Flamengo por 4 a 1 e se sagrou campeão do torneio.

Texto: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original