20/04/2021 13:12 - EM
Futebol | Clube
Há dez anos, Flu vencia Argentinos Jrs. em classificação heroica na Libertadores
Tricolores avançaram na competição depois de triunfo histórico em jogo emocionante e com briga no fim, em Buenos Aires



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


No dia 20 de abril de 2011, o Fluminense, mais uma vez, contrariou a matemática e honrou a alcunha de “Time de Guerreiros”. Em jogo contra o Argentinos Juniors, a equipe liderada por Enderson Moreira venceu por 4 a 2 e conseguiu vaga nas oitavas-de-final da Libertadores, mesmo com apenas 8% de chances.


Com a má campanha na fase de grupos, o Tricolor passou a depender de combinação de resultados para avançar na principal competição sul-americana. Era necessário vencer o Argentinos Jrs. e, ainda, torcer por derrota do Nacional do Uruguai diante do América do México. Em caso de empate no confronto em Montevidéu, o que se confirmou, o clube precisaria de triunfo por dois gols de diferença.



Campeões nacionais da época, Fluminense e Argentinos Juniors se enfrentaram no Diego Armando Maradona, em Buenos Aires. Em busca da classificação, o Time de Guerreiros, desde o início, pressionou o adversário, até abrir o placar, aos 17 minutos, com Júlio César. Na sequência, o mandante igualou o marcador, em pênalti duvidoso marcado pelo juiz e cometido por Gum. Mas, ainda no primeiro tempo, Fred soltou a bomba ao cobrar falta para desempatar o duelo.


No início da etapa seguinte, o Argentinos Juniors empatou novamente, em vacilo da zaga do Flu. Logo depois, Rafael Moura recolocou os tricolores em vantagem: 3 a 2. Ainda faltava um gol.


A bola que consagraria a partida heroica do Time de Guerreiros saiu dos pés de Fred, aos 43 minutos do segundo tempo. Edinho invadiu a área e sofreu pênalti do goleiro rival, quando tentou driblá-lo. O camisa 9 converteu a penalidade e garantiu o triunfo. Após a partida, os “hermanos”, revoltados com a eliminação, partiram para a briga contra os visitantes.



Dez anos depois, o Fluminense vai reencontrar um argentino na Libertadores. Às 19h de quinta-feira, o clube enfrenta o River Plate, no Maracanã, pela primeira rodada do grupo D.

Textos:Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória - Arquivo



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original