21/02/2024 17:39 - EM
Futebol
Fluminense inaugura Museu em Laranjeiras na próxima semana
Torcedor poderá ver de perto a taça da Conmebol Libertadores 2023




O Museu Fluminense FC será inaugurado na próxima segunda-feira (26/02), em evento exclusivo para convidados e imprensa, e aberto ao público no dia seguinte, terça (27/02). O espaço, totalmente remodelado, abriga a taça da Conmebol Libertadores e traz experiências inéditas ao torcedor que for à sede de Laranjeiras conhecer de perto a história tricolor.

"O Museu é mais um passo que damos no resgate das tradições e valores do Fluminense. Ele foi concebido com visão artística apurada. Optamos pela técnica expositiva clássica, em contraposição ao uso de leds e outros dispositivos que são empregados atualmente. O Fluminense sempre valorizou a arte. E nós honramos essa tradição”, disse o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt.



Diferente de qualquer outro museu de clube no mundo, no Museu Fluminense FC a história não é exibida de forma linear. É uma criação em capítulos, onde cada sala conta uma história como se fosse em um ato teatral.

O conceito artístico está em cada detalhe. Há Maria Betânia recitando o poema "O Campo", de João Cabral de Melo Neto, e Chico Buarque com a canção "Bom Tempo", que está impressa e é ouvida no final da visita, além de outro texto dele, da música "O Futebol". Há também fragmentos de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado e Manoel de Barros. A concepção e criação de cada detalhe ficou a cargo da diretora teatral e artista multimídia Bia Lessa.

"Contar a história do Fluminense significa contar uma história através dos documentos, da emoção, da poesia, da música, das conquistas, de Xerém. Para contar essa história, são necessários muitos elementos. E a gente tentou nesse Museu, pequeno do ponto de vista de espaço, mas imenso do ponto de vista do conteúdo, narrar com emoção a importância do clube, da torcida e de toda a equipe que faz parte da instituição. Eu, hoje, também me sinto parte do Fluminense”, afirmou Bia Lessa.



Uma das salas é dedicada exclusivamente ao maior título do Tricolor: o de campeão da CONMEBOL Libertadores. No espaço, são exibidos, além da taça, itens históricos e o vídeo dos bastidores da conquista.

Para executar a obra, Bia contou com nomes de peso do mundo artístico. Paulo Pederneiras (diretor artístico e fundador do Grupo Corpo) assina a luz da Sala de Troféus, onde foi respeitada a arquitetura tombada do prédio de Laranjeiras e seus vitrais. E o designer de som e produtor de trilhas sonoras Dany Roland é o responsável pela parte musical.

A construção do Museu Fluminense F.C. foi financiada com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da TIM.



Você no Museu Fluminense FC

Um dos oito ambientes temáticos é dedicado a ídolos do Tricolor e à sua torcida apaixonada. Nesta sala, as paredes são recobertas por cerca de 14 mil fotos de torcedores em formato 7 cm x 7 cm, impressas de forma especial. Para ter sua foto na parede desse ambiente, o torcedor deve pagar uma taxa que varia de acordo com a localização. O prazo mínimo para a permanência das fotos é de dois anos – e os primeiros a chegar terão preferência na renovação.

Os torcedores podem colocar suas próprias fotos, de seus pais, filhos ou amigos que quiserem homenagear. É permitida somente uma pessoa por foto e todas serão previamente aprovadas pela equipe de curadores.

Em breve a venda dos espaços será reaberta para o torcedor garantir sua foto na sala.



SERVIÇO

Funcionamento
- Terça a sexta-feira: das 10h às 18h
- Sábado, domingo e feriados: das 10h às 16h
- Segunda: fechado para manutenção

Preços
- Sócios R$ 25
- Não-sócios: R$ 50

*Os ingressos para o Museu começarão a ser vendidos em breve pela internet



Fotos: Marina Garcia/FFC
Texto: Comunicação/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original