26/02/2024 22:31 - EM
Futebol
Fluminense inaugura Museu com presença de ídolos do passado e do presente
Presidente Mário Bittencourt e a criadora do espaço Bia Lessa receberam os convidados em Laranjeiras




Passado, presente e as portas abertas para um futuro de glórias em um só lugar. O Fluminense inaugurou nesta segunda-feira (26/02) o Museu Fluminense FC, em Laranjeiras, em evento exclusivo para convidados e imprensa. O espaço totalmente remodelado abriga a taça da Conmebol Libertadores e traz experiências inéditas aos visitantes que forem à sede do clube conhecer de perto a história tricolor. O público poderá visitar o museu a partir desta terça-feira (27/02), quando o local abrirá a partir das 10h.

Na cerimônia de inauguração, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, e a criadora do Museu, a diretora teatral e artista multimídia Bia Lessa, recepcionaram e acompanharam os convidados em uma visita guiada pelas instalações do novo espaço. O goleiro Fábio, campeão da Libertadores, o ex-técnico Abel Braga, campeão brasileiro em 2012, e Fred, um dos maiores ídolos do clube, marcaram presença no evento, assim como a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

"Um clube não se constrói apenas com conquistas e ídolos, e o Fluminense tem sua história também ligada à arte e à cultura. Quando idealizamos o Museu, pensamos em trazer uma pessoa que tivesse essa sensibilidade. A Bia Lessa é uma artista conceituada, uma mulher que soube fazer um espaço não só de futebol, mas algo artístico, que vai emocionar o torcedor. Ter no museu Nelson Rodrigues, Chico Buarque, Gal Costa, Cartola e tantos outros artistas representados, além de nossas conquistas, nos dá muita alegria. O museu abre ao público nesta terça-feira, e eu espero que o torcedor venha para se emocionar com o Fluminense", disse Mário Bittencourt.



O conceito artístico está em cada detalhe. Há Maria Betânia recitando o poema "O Campo", de João Cabral de Melo Neto, e Chico Buarque com a canção "Bom Tempo", que está impressa e é ouvida no final da visita, além de outro texto dele, da música "O Futebol". Há também fragmentos de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado e Manoel de Barros.

"Futebol é emoção, não é só a história. Futebol fala da alma humana, então como falar da alma sem falar de poesia, música, ousadia, liberdade? Para mim, era fundamental que as pessoas entrassem aqui e pudessem sentir, não podia ser um lugar frio. É um museu vivo, isso é o que me interessa em tudo que eu faço, museu, teatro, exposição, show. É fazer algo vivo, transformador. Pensamos o museu sabendo que, às vezes, a música explica mais que uma imagem. Uma poesia na voz da Bethânia fala mais do que milhões de reportagens", explicou Bia Lessa.



Uma das autoridades presentes na inauguração, a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, reforçou a importância da Lei de Incentivo Fiscal, que tornou possível a construção do museu.

"Estou muito feliz por estar aqui, encontrar tantos amigos e saber que o futebol nos une. Sou filha de um tricolor e todo dia 31 de março eu almoço aqui no clube e visito a Sala de Troféus igual meu pai fazia. Agora vou poder visitar o museu. Fico feliz pela Secretaria de Cultura fazer parte desta festa por conta de uma lei que permite que uma empresa olhe para um projeto bacana como esse. Gostaria de agradecer a TIM por essa parceria e dizer que tem muitas outras coisas boas vindo por aí. Essa é apenas uma das iniciativas abraçadas por essa lei", afirmou Danielle Barros.



Representante do time campeão da Conmebol Libertadores 2023, o goleiro Fábio também falou sobre a importância do Museu para o Fluminense e sua torcida.

"É uma honra participar dessa história grandiosa. Agradeço ao Mário por abrir as portas do clube para mim e ao Abel, que me recebeu aqui em 2022. Tinha certeza que Deus tinha um propósito para mim e ano passado conseguimos concretizar isso com a conquista da Libertadores", finalizou Fábio.



O Museu Fluminense FC tem patrocínio da TIM, por meio da lei de incentivo à cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e realização da IRJ Sports.








Fotos: Lucas Merçon, Mailson Santana e Marina Garcia/FFC
Texto: Comunicação

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original