Com lojas cada vez mais próximas à torcida e uma vasta variedade de produtos, o Fluminense expandiu consideravelmente sua atuação no mercado varejista. Muito além do sentimento de pertencimento proporcionado aos torcedores, o clube colhe frutos importantes ao investir e aumentar a receita no segmento nos últimos 3 anos mesmo em meio à pandemia de Covid-19.Em 2019, o Fluminense entendeu que precisaria desenvolver seu próprio mercado para garantir uma grande variedade de produtos e que eles chegassem mais facilmente nas mãos do torcedor. Desde então, o clube inaugurou 19 novos pontos de venda. Atualmente, são 21 lojas fixas, e-commerce e as lojas no Maracanã. Com unidades espalhadas pelo Rio e lojas fora do estado, o Tricolor entrou no Top 5 de clubes brasileiros com mais lojas próprias.O crescimento se refletiu nos números. Apenas nos quatro primeiros meses de 2022, os repasses dos royalties referentes à franquia das lojas foram 14% superiores do que em todo o ano de 2019. Considerando 2021, mesmo com o público voltando aos estádios apenas no final do ano, esta linha de receita foi 2032% superior do que o registrado em 2018. A expansão causa um efeito bastante positivo. Quanto mais lojas abertas, mais produtos são comprados por estes varejos para a venda e, consequentemente, maior é a receita revertida para o clube.A multiplicação de lojas oficiais trouxe outros benefícios intangíveis ao Fluminense, como a democratização da compra de ingressos, já que elas servem como ponto de venda e retirada de bilhetes. Esta expansão também fortalece a marca do clube, com cada vez maior presença física e proximidade do torcedor tricolor com os produtos oficiais do Tricolor.Mais de 4.300 produtosParalelamente à expansão de sua rede de lojas, o Fluminense avançou significativamente no número de produtos oficiais. De junho de 2019 a abril de 2022, o clube saltou de 41 para 67 parceiros comerciais, o que resultou num catálogo mais completo, com mais de 4.300 itens nos mais diversos segmentos (editorial, alimentos e bebidas, vestuário, cama mesa e banho, brindes diversos, acessórios, calçados, higiene pessoal, linha baby e utensílios domésticos).O controle de qualidade acompanhou o crescimento do catálogo. Para receber o selo de produto licenciado, o item precisa cumprir uma série de exigências que avaliam, entre outros critérios, a correta aplicação da marca e dos símbolos do clube.Outro ponto crucial para o aumento de consumo de produtos do Fluminense por parte da torcida foi a parceria com a Umbro. Os tricolores adquiriram mais de R$ 22 milhões em itens da fornecedora oficial de material esportivo do clube desde o início do contrato. Isso fez das lojas oficiais o principal mercado da Umbro no Brasil.Fotos: Marina Garcia/FFCTexto: Comunicação/FFC
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