25/06/2022 11:09 - EM
Futebol | Clube
Fluminense expande mercado e faturamento com investimento em lojas e produtos oficiais
Tricolor saltou de 4 para 23 pontos de venda e chegou a 4.300 itens desde 2019


Com lojas cada vez mais próximas à torcida e uma vasta variedade de produtos, o Fluminense expandiu consideravelmente sua atuação no mercado varejista. Muito além do sentimento de pertencimento proporcionado aos torcedores, o clube colhe frutos importantes ao investir e aumentar a receita no segmento nos últimos 3 anos mesmo em meio à pandemia de Covid-19.

Em 2019, o Fluminense entendeu que precisaria desenvolver seu próprio mercado para garantir uma grande variedade de produtos e que eles chegassem mais facilmente nas mãos do torcedor. Desde então, o clube inaugurou 19 novos pontos de venda. Atualmente, são 21 lojas fixas, e-commerce e as lojas no Maracanã. Com unidades espalhadas pelo Rio e lojas fora do estado, o Tricolor entrou no Top 5 de clubes brasileiros com mais lojas próprias.



O crescimento se refletiu nos números. Apenas nos quatro primeiros meses de 2022, os repasses dos royalties referentes à franquia das lojas foram 14% superiores do que em todo o ano de 2019. Considerando 2021, mesmo com o público voltando aos estádios apenas no final do ano, esta linha de receita foi 2032% superior do que o registrado em 2018. A expansão causa um efeito bastante positivo. Quanto mais lojas abertas, mais produtos são comprados por estes varejos para a venda e, consequentemente, maior é a receita revertida para o clube.

A multiplicação de lojas oficiais trouxe outros benefícios intangíveis ao Fluminense, como a democratização da compra de ingressos, já que elas servem como ponto de venda e retirada de bilhetes. Esta expansão também fortalece a marca do clube, com cada vez maior presença física e proximidade do torcedor tricolor com os produtos oficiais do Tricolor.



Mais de 4.300 produtos

Paralelamente à expansão de sua rede de lojas, o Fluminense avançou significativamente no número de produtos oficiais. De junho de 2019 a abril de 2022, o clube saltou de 41 para 67 parceiros comerciais, o que resultou num catálogo mais completo, com mais de 4.300 itens nos mais diversos segmentos (editorial, alimentos e bebidas, vestuário, cama mesa e banho, brindes diversos, acessórios, calçados, higiene pessoal, linha baby e utensílios domésticos).

O controle de qualidade acompanhou o crescimento do catálogo. Para receber o selo de produto licenciado, o item precisa cumprir uma série de exigências que avaliam, entre outros critérios, a correta aplicação da marca e dos símbolos do clube.

Outro ponto crucial para o aumento de consumo de produtos do Fluminense por parte da torcida foi a parceria com a Umbro. Os tricolores adquiriram mais de R$ 22 milhões em itens da fornecedora oficial de material esportivo do clube desde o início do contrato. Isso fez das lojas oficiais o principal mercado da Umbro no Brasil.







Fotos: Marina Garcia/FFC
Texto: Comunicação/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!





Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Gazin original
Tim original
Patrocinio.jpg original
Univassouras original
Hotelnacional original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Samoc original
Avanutri original
Aguiabranca original
Puri original
Bluepex original
Rentv original
Telecall original
Bodymetrix original
Vaccini original
Top on original
Coachid original
Donna original
Cbc original
Dmcremocoes original
Prosoccer original
Phnorte original
Playermaker original
Prata original