22/12/2023 17:56 - EM
Futebol
Fluminense é vice-campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA
Após eliminar o Al Ahly na semifinal, o Tricolor foi superado pelo Manchester City na final da competição


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Após temporada mágica, marcada por grandes momentos, histórias e títulos, o Fluminense fechou 2023 disputando a final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Arábia Saudita 2023™ diante do Manchester City (ING), campeão da Champions League, nesta sexta-feira (22/12). Ao longo dos 90 minutos, o Tricolor contou com o apoio dos tricolores espalhados por toda a Terra, deixou tudo de si em campo e criou oportunidades, mas não conseguiu marcar e ficou com o vice-campeonato mundial. No King Abdullah Stadium, na Árabia Saudita, a partida terminou com vitória da equipe inglesa por 4 a 0.


O meia Jhon Arias foi eleito o terceiro melhor jogador da competição




A equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz garantiu vaga direta na semifinal do Mundial de Clubes com o título da Libertadores, conquistado com a vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors (ARG), no Maracanã, no dia 4 de novembro de 2023. Na semifinal da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Arábia Saudita 2023™, no King Abdullah, o Tricolor enfrentou o Al-Ahly (Egito) e se classificou à final ao vencer por 2 a 0, com gols de Jhon Arias e John Kennedy.


PRIMEIRO TEMPO

Após sair atrás no placar logo no início da partida com o gol marcado por Julián Álvarez para o Manchester City, o Fluminense não abriu mão do seu estilo de jogo, manteve a posse de bola e ocupou o campo de ataque. Aos 11 minutos, Keno aproveitou o espaço e bateu firme de fora da área, mas a bola subiu demais. Aos 15, o Tricolor ficou com a bola após erro do adversário, Ganso descolou belo passe para Germán Cano, que, de frente para o gol, driblou o goleiro e sofreu pênalti marcado pelo juiz. Porém, a jogada foi anulada por impedimento.



Aos 26 minutos, Foden tentou o cruzamento, a bola desviou em Nino e o adversário ampliou. Na sequência, buscando a reação, Keno e Jhon Arias chegaram bem ao ataque, mas não conseguiram finalizar. Aos 36, diante de três marcadores e próximo ao meio de campo, Cano enxergou espaço, tentou encobrir o goleiro e a bola foi para fora. Três minutos depois, Marcelo cobrou escanteio e Arias cabeceou na direção do gol, exigindo grande defesa do goleiro na última boa oportunidade da primeira etapa.



SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo começou com o Fluminense buscando novas oportunidades, especialmente com Arias. Aos 19 minutos, pelo lado direito, Lima invadiu a área em boa jogada individual e achou John Kennedy. Muito marcado, o camisa 9 não conseguiu bater para o gol. Em seguida, o atacante apertou a marcação no campo de ataque e, em dividida com defensor, a bola subiu demais e o goleiro ficou com ela. Aos 26, porém, Foden fez o terceiro da equipe inglesa.



Aos 29 minutos, Arias recebeu lançamento pela direita, tentou o cruzamento, mas a bola ficou com o goleiro. Um minuto depois, o cruzamento veio pela esquerda, com Diogo Barbosa para Cano, que não alcançou. Aos 33, John Kennedy passou pela forte marcação adversária e mandou uma bomba da entrada da área para defesa do goleiro. Aos 42, Julián Álvarez marcou para o Manchester City o último gol do jogo.



FICHA TÉCNICA

Copa do Mundo de Clubes da FIFA Arábia Saudita 2023™ - Final
22/12/2023, 15h - King Abdullah Stadium


Fluminense (0)
Fábio; Samuel Xavier, Nino (Marlon), Felipe Melo (Alexsander)e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli e PH Ganso (Lima); John Arias, Keno (John Kennedy) e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz


Manchester City (4)
Ederson, Walker, Stones (Gvardiol), Rúben Dias e Aké (Oscar Bobb); Rodri (Akanji), Lewis (Kovacic) e Foden (Matheus Nunes); Bernardo Silva, Grealish e Julián Álvarez. Técnico: Pep Guardiola


Gols: Julián Álvarez (1´1T) (42´2T), Nino (GC) (26´ 1T) e Foden (26´ 2T) (MCI)
Cartões amarelos: Marcelo, Alexsander e John Kenneedy (FLU)
Arbitragem: Szymon Marciniak (POL), auxiliado por Tomasz Listkiewicz (POL) e Adam Kupsik (POL).


Texto: Comunicação/FFC

Fotos: Lucas Merçon/FFC



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original