19/11/2021 19:25 - EM
Futebol
Fluminense é destaque em congresso internacional de fisiologia
Clube desenvolveu testes e teve resultados publicados na conferência, em Portugal




Mais do que utilizar na prática no dia a dia do CT Carlos Castilho, o Fluminense tem dividido com o mundo o conhecimento de seu Departamento de Fisiologia através da tecnologia e dos recursos que o clube possui. O Tricolor participou, na última semana, da 4ª Conferência Anual de Condicionamento Físico e Força de Porto, em Portugal. Em parceria com pesquisadores internacionais, o Flu testou uma hipótese e teve seu resultado exibido em um pôster no congresso. O estudo ainda será publicado em breve na forma de artigo científico.

O estudo desenvolvido e testado pelo Fluminense teve como foco a neuromusculatura do jogador profissional. A partir de testes sobre uma hipótese, chegou-se à conclusão de que a desaceleração em alta intensidade gera mais dano muscular, o que impacta diretamente no trabalho desenvolvido no clube. Um dos idealizadores do estudo, o fisiologista Juliano Spinetti conta que, de posse dos resultados, é possível administrar melhor a carga de trabalho na rotina do elenco tricolor.



“Este resultado é importante porque em treinos de véspera de jogo, por exemplo, é preciso ter uma preocupação maior para que o atleta não reproduza esse movimento de desaceleração em alta intensidade para não comprometer o estado funcional dele após 24h e 48h, o que eleva o risco de lesões”, explica Spinetti, que destacou também a importância de ter o Fluminense como fomentador de conteúdo científico para a comunidade acadêmica.

Além do Tricolor, participaram do estudo a universidade John Moores, de Liverpool; o Orlando Magic, time da NBA, a liga profissional de basquete dos Estados Unidos; e pesquisadores de Bogotá, na Colômbia.



Curso de Formação Avançada em Fisiologia e Preparação Física no Futebol

O estudo acontece no ano em que o Fluminense está promovendo, em parceria com a Faculdade Phorte, um Curso de Formação Avançada em Fisiologia e Preparação Física no Futebol, que em breve abrirá inscrições para sua segunda turma. Destinadas a estudantes de Educação Física, Medicina e Fisioterapia a partir do 6º período, as aulas foram são uma excelente oportunidade para profissionais atuantes no mercado do futebol, da iniciação esportiva até o alto rendimento.

Com duração de seis meses, aulas on-line/ao vivo e encontros presenciais, o curso conta com diversos profissionais do clube no corpo docente. A carga horária foi de 180h, sendo 30 horas por mês. Com início em junho, as aulas práticas foram realizadas no CT Carlos Castilho e no Laboratório de Performance Humana, no Humaitá.

“O curso tem sido muito proveitoso, com uma troca de conhecimento e experiência com os alunos. E tem proporcionado, para quem quer estar no dia a dia, conhecer os treinamentos e ver como são feitas as avaliações, a infraestrutura e tecnologia que temos no clube. Tem sido um período de aprendizado mútuo. E já estamos abrindo uma nova turma para o ano que vem, que tenho certeza que será um sucesso”, diz Spinetti.

Fotos: Lucas Merçon/FFC
Texto: Comunicação/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original