30/11/2020 15:11 - EM
Futebol
Fluminense celebra 40 anos da conquista do Campeonato Carioca de 1980
Com equipe composta por nove jogadores da base, Tricolor se sagrou campeão ao vencer o Vasco, por 1 a 0, no Maracanã



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



O dia 30 de novembro marca o aniversário da conquista do Campeonato Carioca de 1980 pelo Fluminense. Há 40 anos, o Tricolor era campeão em cima do Vasco, no Maracanã, ao vencer o clássico por 1 a 0, com gol do zagueiro Edinho, de falta, no segundo tempo.




Diante de um público de quase 110 mil pessoas, o Flu, comandado por Nelsinho, subiu a campo com uma equipe composta por nove jogadores formados na base: Paulo Goulart, Edevaldo, Tadeu, Edinho, Rubens Galaxe, Deley, Mário, Mário Jorge e Zezé. As exceções eram Gilberto e Cláudio Adão, artilheiro daquela edição do torneio, com 20 gols.


Acho extremamente importante a lembrança desse título. Inclusive, para ratificar o clube como grande formador nas suas categorias de base. Talvez seja o maior mérito do clube, em se tratando de um título ganho com jogadores formados em casa. Principalmente porque seus rivais, Flamengo e Vasco, tinham times excelentes, com jogadores de destaque nacional e de seleção brasileira. Foi um grande mérito", destaca Rubens Galaxe.


"Tive a honra de participar da equipe mais Tricolor de Todos os Tempos: a equipe campeã de 1980. Foi inesquecível. Só tinha dois jogadores que não eram da base. Os demais foram formados pelo Fluminense. Inclusive eu, desde o salão até o profissional. Tenho orgulho disso", afirma Robertinho.


"Foi um campeonato sem igual. Ninguém acreditava no nosso time. Chamavam de time de ex-juvenis. Mas conseguimos o título de 80, que ficou para a história do Fluminense e que marcou, principalmente, a minha vida", completa Paulo Goulart.


Para conseguir a vaga na grande final, o Time de Guerreiros precisou superar o próprio Cruz-Maltino, de Zagallo, na decisão do primeiro turno da competição. O triunfo verde, branco e grená se deu nos pênaltis, por 4 a 1, depois de empate em 1 a 1.


"Foi um título importante na minha carreira, na minha vida. Hoje, sendo um dos auxiliares da equipe profissional do Fluminense, eu fico contente em festejar a data. É importante para qualquer atleta e ex-atleta. Não são quatro dias nem quatro meses. São 40 anos. Esse título é eterno", celebra Edevaldo.


"Sou feliz por ter vestido e honrado a camisa do Fluminense, com disposição e determinação. Convivi com um grupo maravilhoso, que era, praticamente, família. A gente se gostava e se respeitava. Por isso, nós conquistamos aquilo que tínhamos em mente, o nosso objetivo", conta Gilberto.


"A BENÇÃO, JOÃO DE DEUS"


"A bênção, João de Deus. Nosso povo te abraça. Tu vens em missão de paz. 'Sê' bem-vindo. E abençoa este povo que te ama!"


Nas penalidades da final do turno do Carioca de 80, as arquibancadas tricolores estrearam o cântico "A benção, João de Deus", meses após a primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil. Acionada nos momentos mais adversos, a canção foi imortalizada nos duelos decisivos daquele campeonato e virou o talismã do Fluminense.


"A música nos tocava profundamente. Tudo isso nos deixou uma marca e uma alegria imensas pelo Carioca de 80. Todos os títulos do clube são importantes e devem ser sempre lembrados e reverenciados. Mas esse título de 80 é único em nossa memória", finaliza Rubens Galaxe.


Além de permanecer na lembrança de quem viveu seu surgimento, a música ainda serviu de inspiração para o nome do filho do ex-goleiro Paulo Goulart, integrante daquele elenco. O rapaz, nascido em 82, se chama João Paulo.


A ÚLTIMA CRÔNICA DE NELSON RODRIGUES


O título do Fluminense sobre o Vasco naquele Campeonato Carioca protagonizou, ainda, a última crônica de Nelson Rodrigues. Na época, o jornalista sofria de problemas cardíacos e, afastado do mundo da bola por causa da saúde debilitada, só pôde acompanhar a partida pelo rádio, ao lado do filho.


Assim que o Tricolor se sagrou campeão, Nelson Rodrigues deixou a cama e se dirigiu à máquina de escrever. Sem conseguir redigir, pediu ajuda ao filho, que ouvia e passava para o papel as palavras do pai.


O cronista morreu dezenove dias depois da divulgação do texto, em 21 de dezembro de 1980. Confira, na íntegra, a publicação:


“Amigos, em futebol, nunca houve uma vitória improvisada. Tem sido assim através dos tempos.

 

Foi uma doce e santa vitória. Vocês viram como aconteceu o nosso triunfo. Foi uma tarde maravilhosa.

 

Tudo começou há seis mil anos atrás. Vocês compreenderam? Podia ser o Flamengo, o Botafogo, o Vasco ou outro, mas estava escrito que a arrancada era tricolor.

 

Há quarenta anos antes do nada, Nelsinho foi chamado. E foi tão fulminante sua presença no túnel tricolor que merecia ser carregado numa bandeja com uma maça na boca.

 

Amigos, os idiotas da objetividade custaram a perceber a evidência ululante, segundo a qual seríamos campeões. Eu lhes falei do Roberto Arruda. Pois o Arruda, desde o primeiro jogo do campeonato, me procurou dizendo: – “Seremos campeões”. E neste domingo, o Arruda telefonou para dizer uma única e escassa frase: – “Ninguém nos tira a vitória”.

 

E desde o primeiro momento do jogo, ficou claro que a vitória era tricolor. Foi 1 x 0 mas poderia ser dois ou três. O Edinho fez o gol e o Fluminense em vez de recuar para garantir o resultado partiu para cima do Vasco como um leão faminto de mais gols.

 

E vocês viram: nosso adversário não pode esboçar a menor reação.

 

Gostaria de falar dos campeões. O Fluminense tem um elenco fabuloso do goleiro ao ponta-esquerda, e só os lorpas e pascácios não veem que o futebol brasileiro está encarnado nos craques tricolores”.

 

CARTOLA


Também neste dia 30 de novembro, faz 40 anos da morte de Angenor de Oliveira, o Cartola. Torcedor ilustre do clube das Laranjeiras, ele é considerado por muitos críticos e músicos como o maior sambista da história.


Textos: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória - Arquivo



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original