21/04/2021 16:26 - EM
Futebol | Clube
Fluminense busca estender invencibilidade em estreias na Libertadores
Em seis participações, Time de Guerreiros nunca perdeu primeiro duelo; saiba mais sobre retrospecto na principal competição sul-americana


Às 19h de quinta-feira, no Maracanã, o Fluminense enfrenta o River Plate (ARG), pelo grupo D, na rodada que abre a edição deste ano da Libertadores. De volta à disputa pela primeira vez desde 2013, o clube busca estender o retrospecto positivo em estreias na competição.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



Em seis participações (1971, 1985, 2008, 2011, 2012 e 2013), o Time de Guerreiros nunca perdeu o primeiro duelo. Foram três triunfos e três empates, com nove gols marcados e cinco sofridos.


Os tricolores já cruzaram duas vezes com adversários argentinos em estreias no torneio. Em 2011, houve empate em 2 a 2 com o Argentinos Juniors, no Engenhão.



No ano seguinte, no mesmo local, Fred garantiu o placar de 1 a 0 sobre o Arsenal de Sarandí. O centroavante é o único integrante do presente elenco com jogos pelo Flu na Libertadores e, ainda, o maior artilheiro do clube na competição, com 8 gols.


Em 2021, o Tricolor vai voltar a disputar o campeonato no Maracanã, o que não ocorria desde 2008, na campanha de vice-campeão, quando aplicou sua maior goleada no torneio: 6 a 0, diante do Arsenal de Sarandí.


Contra os “hermanos”, pela competição sul-americana, o Fluminense soma seis vitórias, quatro empates e seis derrotas, com 23 gols pró e 18 contra. Nas ocasiões em que o Maior do Mundo sediou as partidas, o Time de Guerreiros venceu duas, empatou uma e perdeu outra. Marcou nove gols e sofreu dois.


A equipe não perde no Maracanã em confronto válido pela Libertadores desde 1985, quando sofreu revés por 1 a 0 para o Argentinos Juniors. No estádio, pela liga continental, o clube acumula oito vitórias, três empates e três derrotas, além de 27 gols pró e 12 contra.



Thiago Neves (28) e Abel Braga (20) são, respectivamente, jogador e técnico que mais vezes representaram as cores verde, branco e grená na Libertadores. O meia, inclusive, possui o título de único a ter balançado a rede três vezes em uma final do campeonato, marca alcançada em 2008, pelo Tricolor.


Os postos de mais novo e mais velho a jogar pelo Flu na competição são ocupados por Alan (18 anos 10 meses e 11 dias, em 2008) e Felipe (35 anos 8 meses e 20 dias, em 2013), respectivamente.


Entretanto, jovens revelados em Xerém, como Kayky, 17, e atletas mais experientes, como Nenê, 39, aparecem como candidatos do grupo comandado por Roger Machado a assumir as posições.



O retrospecto geral do Fluminense na Libertadores apresenta, em 54 jogos, 26 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, com 77 gols pró e 55 contra.

Textos: Comunicação - Fluminense F.C.

Fotos: Flu-Memória
Arte: Comunicação – Fluminense F.C.



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original