03/04/2022 10:34 - EM
Futebol
Fluminense amplia vantagem sobre o Flamengo em decisões no Carioca: 9 a 6
Tricolor conquistou o título estadual neste sábado, ao superar o rival no Maracanã


A taça é tricolor! O Fluminense conquistou o título do Campeonato Carioca 2022 ao superar o Flamengo na grande decisão, neste sábado (02/04), no Maracanã. E isso não é bem uma novidade. Com o resultado, o Tricolor ampliou sua vantagem diante do rival quando o assunto é jogo que vale taça estadual. São, agora, nove títulos em 15 Fla-Flus decisivos.

O Fluminense é o adversário que possui mais vitórias sobre o Flamengo em finais do Carioca. Além do título deste sábado, o Tricolor sagrou-se campeão em cima do rival em 1919, 1936, 1941, 1969, 1973, 1983, 1984 e 1995. Esta última ficou marcada pelo gol de barriga de Renato Gaúcho, que na súmula foi assinalado para Aílton Ferraz, autor do cruzamento.



Alguns desses Fla-Flus são marcantes na história, como o primeiro confronto entre os times em decisões, que aconteceu em 1919. O jogo foi no Estádio de Laranjeiras, recém-inaugurado e que teve lotação máxima, presença do Presidente da República e cerca de 5 mil pessoas do lado de fora sem conseguir ingresso.

Na ocasião, o Fluminense goleou o Flamengo por 4 a 0, conquistando seu oitavo título, consagrando-se tricampeão pela primeira vez e recebendo definitivamente a Taça Colombo, destinada ao primeiro clube que conquistasse o campeonato por três edições consecutivas e que hoje está na Sala de Troféus do clube. O goleiro Marcos Carneiro de Mendonça defendeu um pênalti quando a partida ainda estava 0 a 0.



Como foram todas as vitórias do Tricolor em Fla-Flus decisivos no Carioca:

1919- Vitória do Fluminense por 4 a 0 no jogo que valeu o primeiro título sobre o rival.

1936- A grande final foi decidida em melhor de três. O Fluminense venceu o segundo jogo por 4 a 1. Os demais terminaram empatados (2 a 2 e 1 a 1).

1941- O famoso “Fla-Flu da Lagoa”. O Tricolor possuía melhor campanha e fez valer a vantagem do empate na decisão, sagrando-se campeão após a partida terminar 2 a 2 com direito a heroísmo do goleiro Batatais, que quebrou a clavícula.

1969- Vitória por 3 a 2 e o quarto título diante o Flamengo.

1973- Vitória tricolor com direito a mais uma goleada na grande final: 4 a 2.

1983- Vitória por 1 a 0, com gol de Assis.



1984- Pelo segundo ano consecutivo, vitória por 1 a 0, novamente com gol de Assis, que construiu sua fama de carrasco. Nas arquibancadas, a torcida entoava “Recordar é viver, Assis acabou com você”.

1995- O épico Fla-Flu do gol de barriga. O Flamengo tinha a vantagem do empate, mas o Tricolor conseguiu uma vitória histórica por 3 a 2, com gol de Renato Gaúcho no fim.

2022- O Fluminense abriu vantagem na grande final ao vencer o jogo de ida por 2 a 0, com dois gols do argentino Germán Cano. Na volta, também no Maracanã, empate em 1 a 1, e o atacante novamente balançou as redes pelo Tricolor.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!





Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original