03/09/2019 15:18 - EM
Clube
Flu investe no Mercado Livre de Energia
Retorno nas áreas de Xerém e Laranjeiras será de R$ 1 milhão em três anos


O Fluminense Football Club é, oficialmente,desde agosto, o mais novo integrante do Mercado Livre de Energia (MLE), se transformando no primeiro clube de futebol do Rio de Janeiro a ingressar na categoria de consumidores que trabalham com fontes de produção renováveis. O Tricolor acredita que terá, em Xerém e na sede de Laranjeiras – locais onde o sistema foi instalado –, uma economia de R$ 1 milhão até o ano de 2022. Em Laranjeiras, o retorno do investimento já se dará ao fim deste mês de setembro. Em Xerém, isso será sentido nos próximos sete meses.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


O clube fez, ainda, investimento na montagem de uma nova Estação de Energia Elétrica com capacidade para aderir ao MLE e seus benefícios. De modo geral, uma compra de energia no Mercado Livre proporciona economia de 10% a 20% na conta de luz, além da isenção da cobrança de Bandeiras Tarifárias.


O mercado de energia no Brasil está dividido em Ambiente de Contratação Regulada (ACR), onde estão os consumidores cativos, e Ambiente de Contratação Livre (ACL) formado pelos consumidores livres. Os consumidores cativos são aqueles que compram a eletricidade das concessionárias de distribuição local, com uma fatura por mês, incluindo o serviço de distribuição, de geração e com as tarifas reguladas pelo Governo.


Os consumidores livres compram energia diretamente dos geradores ou comercializadores, negociando o preço, prazo e volume. Pagam uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local (tarifa regulada) e uma ou mais faturas referentes à compra da energia (preço negociado de contrato). As fontes estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a proveniente da luz do sol, além das eólicas, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica.

Texto: Comunicação/ FFC 
Fotos: Mailson Santana/ FFC



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original