09/02/2021 23:15 - EM
Futebol | Clube
Flu faz novo pleito por Mundial de 52
Com apoio da CBF clube reenviará à Fifa o dossiê pelo reconhecimento do título


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


O Fluminense tem mantido conversas estratégicas para ser reconhecido oficialmente como Campeão Mundial por ocasião do título da Copa Rio de 1952. O trabalho, iniciado em 2012, quando diversas ações foram criadas para dar luz à discussão, teve novo movimento na semana passada, após reunião entre o presidente do clube, Mário Bittencourt, e o presidente da CBF, Rogério Caboclo.



Mas essa não foi a primeira vez em que o dois discutiram o assunto. Em outubro do ano passado, durante visita à sede de Laranjeiras, Caboclo chegou a ser levado por Mário à exposição especial do título, localizada na Sala de Troféus do Tricolor. O presidente do Flu pediu apoio ao mandatário da CBF junto à Conmebol e Fifa, para que o Fluminense seja reconhecido como Campeão Mundial.



“Quando o presidente Rogério Caboclo esteve aqui em Laranjeiras, em outubro de 2020, eu o levei até a taça do título de 52 e solicitei que ele nos ajudasse no assunto, junto ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Na semana passada, eu e Caboclo nos reunimos novamente para conversar sobre a mudança da legislação para jogadores de base e eu, mais uma vez, lhe pedi que levasse à Fifa nossa solicitação de reconhecimento do Mundial de 52 ao Presidente Infantino. Ele levou nossa solicitação e nós vamos reenviar o dossiê para ser encaminhado à Fifa”, explicou Mário.




Responsável pelo Flu-Memória, Dhaniel Cohen, explica que, a partir de 2012, ano em que marcou os 60 anos do Mundial, o clube fez uma série de ações para valorizar a conquista. “Primeiramente, Laranjeiras teve a expressão "Campeão Mundial 1952" pintada no estádio. Durante o Brasileiro daquele ano, além de ter um patch na camisa, Fred, capitão do Fluminense, e Marcos Assunção, capitão do Palmeiras, trocaram faixas alusivas aos títulos de 1951 e 1952 em um duelo entre os times. A partir de 2016, com a preparação do Dossiê, e posteriormente do livro oficial, o tema circulou ainda mais pela torcida tricolor. Ainda tivemos camisas retrô, pôster, copos, uma série de produtos oficiais licenciados enaltecendo a história”, detalha Cohen.




Ações do Flu pelo Mundial de 1952

2012 – Flu faz diversas ações e o Estádio de Laranjeiras ganha inscrição especial com a expressão “Campeão Mundial 1952”. Durante o Brasileiro o Flu passou a usar um pach na camisa, sobre o torneio. Fluminense e Palmeiras trocaram faixas alusivas aos títulos de 1951 e 1952 em um duelo entre os times.

2016 – O clube fez entrega à CBF e Conmebol de um documento detalhado sobre a competição. Antes das Olimpíadas, o Flu entregou também uma versão para a Fifa.

2017 – Clube cria camisas (Branca e Tricolor) retrô em alusão ao título. O Flu lança o livro "Campeão Mundial - O Bravo Ano de 1952", durante a Flu Fest.

2019 - O Fluminense estreou uma nova faixa na personalização do Maracanã com a inscrição "Campeão Mundial 1952", em referência ao título da Copa Rio que completava 67 anos.

2020 - Em outubro, Mário Bittencourt apresenta a Copa Rio ao presidente Rogério Caboclo e pede ajuda para o reconhecimento do Mundial.

2021 - Reunião entre o presidente do Flu e da CBF define novas ações sobre o assunto.



O Mundial de 52


A Copa Rio foi disputada no Rio de Janeiro por oito equipes de sete países da América do Sul e da Europa: Áustria Viena (Áustria), Corinthians, Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal). Todos os times estrangeiros haviam sido campeões ou vice-campeões de seus países no ano anterior. Flu e Corinthians, por sua vez, haviam vencido os campeonatos carioca e paulista, respectivamente, de 1951. O Tricolor bateu o Timão na final e venceu o torneio de forma invicta. Foi a segunda edição da competição. A primeira, no ano anterior, foi vencida pelo Palmeiras.


Texto: Comunicação Fluminense F.C.
Fotos: Flu-Memoria e Mailson Santana - Fluminense F.C.



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original