18/01/2021 18:00 - EM
Futebol | Clube
Flu está na final do Samba Digital Awards
Clube foi selecionado para prêmio que escolherá as melhores ações de marketing da América Latina em 2020



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O Fluminense é um dos finalistas da edição 2020 do Samba Digital Awards, escolhido entre mais de 100 campanhas de marketing desenvolvidas ao longo do ano por clubes, entidades e jogadores da América Latina. Dividido em três categorias (Ação Social, Conteúdo Áudio & Visual e Engajamento), o prêmio tem seis campanhas finalistas selecionadas para cada uma delas e o Tricolor é um dos escolhidos, em Ação Social, pelo trabalho “Dia da Consciência Negra. O atacante Fred teve o nome indicado pelo “Tour do Fred” para Conteúdo Áudio & Visual.


Saiba um pouco sobre o projeto que classificou o Fluminense


Sempre se destacando na vanguarda em toda sua história, o Fluminense, mais uma vez, fez valer seu lema #timedetodos e deu continuidade ao processo de campanhas, iniciado há alguns anos, para a criação de estratégicas que discutam a diversidade e pluralidade. A partir de reuniões internas, ficou decidido que o Dia da Consciência Negra não deveria ser trabalhado, apenas, a partir de homenagens. O foco teria que, principalmente, incentivar uma discussão densa, robusta e com conteúdo.




Por meio de seus perfis oficiais no Instagram, Twitter e YouTube, o Fluminense definiu seu objetivo: dar voz aos negros e se colocar num lugar de propor o debate. A missão era mostrar para os nossos torcedores e para a sociedade, como um todo, que o Tricolor é um clube realmente engajado e preocupado com temas relevantes. A causa negra, assim como muitas outras, não pode ser deixada de lado e merece um destaque e um debate profundo em suas mais diferentes esferas.


A partir daí, ficou decidido que o clube iria focar em três grandes ações. A primeira delas era a de entregar as redes sociais, para que uma influenciadora digital negra pudesse postar o que ela quisesse, da forma que quisesse, com o seu olhar. Com isso, a youtuber Bianca "Fala Sem Gritar" assumiu as mídias sociais do clube e trouxe um olhar do negro naquele dia, em especial, dando enfoque seus propósitos e alertando sobre o racismo estrutural em nossa sociedade.



A ação começou com a ida da Bianca ao CT Carlos Castilho para acompanhar o treinamento do time profissional do Fluminense e aconteceu de forma superleve e descontraída, marca registrada da influenciadora. Posteriormente seguiu para a sede de Laranjeiras, onde Bianca também fez interações e abordagens com componentes históricos do clube. A ação foi realizada, na maior parte do tempo, através dos stories do Fluminense.


A segunda ação envolveria um vídeo explicando a verdadeira origem do apelido Pó de Arroz, novamente postado nas redes com o objetivo de extinguir de vez a pecha de clube racista.


Para completar, foi proposta uma live no canal do Fluminense do YouTube, a FluTV, com um debate sobre o racismo e o preconceito no esporte, em especial no futebol. Com intermediação de Ernesto Xavier, jornalista, ator, mestre em antropologia e escritor, houve a participação de dois treinadores negros do clube: Marcão (sub-23) e Thaíssan Passos (futebol feminino).



A conversa só não contou com a participação de Hylmer Dias, técnico do vôlei feminino, porque havia um jogo da equipe no mesmo horário. O debate foi repleto de ensinamentos e experiências os que dois profissionais viveram ao longo de suas carreiras.


Conheça os detalhes sobre a votação do prêmio

 

A fase de votação vai começar com a participação de um júri especializado e formado por membros de clubes e entidades para definir as melhores campanhas da América Latina.


O jurado também contará com a presença de profissionais de Marketing, diretores de redes sociais como Twitter e Facebook além de diversos jornalistas de países como Brasil Argentina, Colômbia, Peru e Chile. A votação vai durar até às 23h59 do dia 31 de janeiro de 2021 e os votos deverão ranquear as três melhores opções de cada uma das três categorias.


São 36 profissionais de áreas correlatas ao conteúdo (Marketing & Comunicação & Digital) de entidades, clubes, empresas e veículos de imprensa do porte de FIFA, The Federation Association (FA), Ligue 1, AC Milan (ITA), AS Monaco (MON), Bayern Munique (ALE), Eintracht Frankfurt (ALE), Everton FC (ING), Liverpool FC (ING), Olympique Lyonnais (FRA), Orlando Magic (EUA), Paris Saint-Germain (FRA), SSC Napoli (ITA), Tottenham Hotspur (ING), Grupo Globo (BRA), UOL (BRA), ESPN (ARG/BRA/CHI), La Nacional (ARG), Marca de Gol (ARG), El Comercio (PER), MKT Esportivo (BRA), Máquina do Esporte (BRA), MKT Registrado (ARG), Oh My Goal (USA), Two Ten Eight (ALE), Ecofoot (FRA), Live Wire (ING) além de representantes do Facebook e Twitter.


A votação para o Samba Digital Awards 2020 acontecerá até o dia 31 de janeiro de 2021. Eles selecionarão as suas três principais campanhas em ordem descrescente. A primeira escolha de cada votante ganhará 5 pontos. A segunda opção, 3 pontos. A última, 1 ponto. As campanhas com as maiores pontuações serão selecionadas como as melhores campanhas do Samba Digital Awards 2020.  O anúncio será realizado na primeira semana do mês de Fevereiro de 2021.


Os temas envolvidos no concurso


Conteúdo Áudio & Visual

Nessa categoria, um intruso no universo clubes e entidades. O atacante Fred, do Fluminense, promoveu um inédito e inusitado Tour de bicicleta ao sair de sua casa na cidade de Belo Horizonte e pedalar até o Rio de Janeiro para se reapresentar ao Fluminense. O percurso teve mais de 500 quilômetros.

Além dele, a categoria consta com a celebração dos 104 anos do América do México, a comovente homenagem de despedida do Boca Juniors ao craque Diego Maradona, o anúncio criativo da chegada do japonês Honda desenvolvido pelo Botafogo com remissão ao videogame Game Boy, a celebração da volta do futebol pelo Peñarol e o emocionante vídeo desenvolvido pelos argentinos do Talleres com torcedor que passou sérios problemas de saúde e não deixou de amar seu clube nem nas piores horas.

 

Ação Social

Em um ano em que a sociedade se viu diante de uma pandemia global, diversas ações que buscam a conscientização diante do vírus do Covid-19 foram produzidas. Nesse sentido, uma rivalidade histórica se reencontra na disputa pelo prêmio: AFA e CBF desenvolveram ações nesse sentido e foram selecionadas.

Entretanto, outras questões que assolam a sociedade também foram lembradas. Casos como o do Fluminense com uma ampla ação que busca valorizar a igualdade racial, do Bahia com uma questão relacionada ao preconceito a escolha sexual e o Ceará, que buscou chamar atenção a desigualdade de oportunidades a classes sociais minoritárias.


Engajamento 

Nessa categoria, o poder de mobilização de seus torcedores foi o critério para a seleção das campanhas. Se destacaram os muitos agradecimentos do América do México aos enfermeiros tão demandados durante a pandemia, o Athletico-PR com a campanha que envolveu seus torcedores gravando músicas para ser entoadas durantes os jogos em seu estádio, o Atlético-MG com a incrível campanha que relacionou seus torcedores no desenvolvimento da nova camisa do clube, o Deportivo Cali com a oportunidade criada aos seus torcedores com o Estádio Virtual, a NBB com o concurso que mobilizou os fãs de basquete brasileiro e, por fim, o Talleres com a La Vida a Tu Lado, campanha que sensibilizou e engajou seus torcedores com o amor em estado bruto.

 

Sobre a Samba Digital




A Samba Digital é uma agência de marketing esportivo especializada em internacionalização de marcas para clubes e ligas esportivas.

 

Sediada nos Estados Unidos e com presença e atuação em mais de 15 países, a Samba Digital cuida da internacionalização de marcas de clubes como Liverpool, Tottenham, Everton, Manchester City, PSG, Lyon, Monaco, Lille, Juventus, Napoli, Ligue 1, Roland-Garros, Orlando Magic e outras.


O intuito da Samba Digital é fomentar a indústria esportiva e ampliar os excelentes trabalhos desenvolvidos em toda a América Latina. Por conta do alto número de inscrições, a Samba Digital realizou uma pré-seleção com as seis melhores campanhas em cada uma das três categorias definidas: Ação Social; Conteúdo Áudio & Visual; Engajamento.


Essa prévia foi feita internamente por sete profissionais que compõem o quadro de colaboradores da Samba Digital sendo dois brasileiros, um argentino, dois franceses, um norte-americano e um britânico.


Confira todas as campanhas aqui:

https://drive.google.com/drive/folders/1lJVNHfByk4vsJ6A_BUugYIUl6mewXbYL?usp=sharing

Site Oficial: https://awards.sambaagency.com/


Texto: Comunicação Fluminense F.C.
Artes: Comunicação Fluminense F.C.//Samba Awards



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