05/06/2017 17:00 - EM
Clube
Flu é pioneiro ao lançar relatório Sócio Ambiental
Clube apresentou material de sustentabilidade na tarde desta segunda-feira


Vice-presidente de Marketing do clube, Idel Halfen, e o diretor de Sustentabilidade, Luiz Carlos Rodrigues com Sabrina Petry e Isabela Esteves, responsáveis pela formatação do relatório sócio ambiental

Como forma de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e manter o pioneirismo de um clube de futebol em práticas sustentáveis, o Fluminense lançou na tarde desta segunda-feira seu Relatório de Sustentabilidade Sócio Ambiental. O evento, realizado na sede das Laranjeiras, contou com a presença do vice-presidente de Marketing do clube, Idel Halfen, e do diretor de Sustentabilidade, Luiz Carlos Rodrigues, que apresentaram os principais pontos praticados em todas as áreas. Leia aqui o relatório.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Iniciado em novembro de 2011, o trabalho do Fluminense em prol do meio ambiente traz uma nova identidade para o clube, com planejamento, desenvolvimento de projetos e busca por parcerias. À frente do Departamento de Sustentabilidade, Luiz Carlos explica que o relatório retrata uma primeira história desse trabalho e estrutura do clube, tal qual as grandes empresas.

"Fizemos um estudo de como o Fluminense, em termos de futebol, esportes amadores e social, produz gases efeito-estufa. Em cima disso, começamos a desenhar os trabalhos necessários para reduzir essas emissões. Além de contribuir para o meio ambiente, isso reduz custos para o Fluminense e traduz a imagem de um clube que está olhando para o futuro", afirmou Luiz. Ele ainda citou a necessidade de unir natureza e esporte.

"Todo mundo que faz esporte precisa de ar, de água limpa. Então, estamos trabalhando a natureza ao lado do esporte. Não dá para pensar no esporte sem a natureza bem estruturada. Nós vivemos em um dos biomas mais importantes do mundo que é a Mata Atlântica e estamos apoiando algumas variáveis para que o clube comece a traçar metas para o desenvolvimento sustentável", destacou.

As práticas sócio-ambientais também se expandem aos jogos de futebol. Desde a primeira partida do Campeonato Brasileiro de mando de campo do Fluminense em maio, o clube, em parceria com a administração do estádio do Maracanã, faz um processo de separação diferenciado. "Em vez de pegarmos o resíduo e levar para um aterro sanitário, fazemos a separação e entrega de recicláveis para uma cooperativa e todo orgânico para uma empresa. Teremos 100% dos resíduos dos nossos jogos transformado em produto, seja ele orgânico ou reciclável", comemorou Luiz.

Em Xerém, o Fluminense também tem diversas ações nesse sentido. "Montamos um sistema de coleta de água de chuva que substituiu 100% da usada na lavanderia. Acabamos de instalar um sistema de aquecimento solar, não usamos mais gás, são 30 quartos no CT, mais o nosso refeitório com água de aquecimento solar. As duas variáveis trazem economia financeira", disse o diretor de Sustentabilidade.

Já para Idel, cada vez mais é necessário que o Fluminense se identifique, se posicione de acordo com as empresas que querem se destacar no mercado e que adotam práticas sustentáveis. "O trabalho de marketing é agregar valores de forma que o clube possa ser reconhecido e percebido em função desses valores. E um desses valores é a sustentabilidade, é o clube ser visto como uma organização preocupada com os problemas que acontecem no mundo para ter um mundo melhor", declarou.

O vice-presidente de Marketing também falou da importância do torcedor abraçar a causa junto ao Tricolor. "Não pode se resumir simplesmente a empresas, na verdade, são todas as organizações que tem esse pensamento, que querem ser vistas e que querem fazer realmente algo de melhor para o mundo. O torcedor do Fluminense é o que mais sabe disso, com certeza. Esperamos, cada vez mais, que o torcedor conheça esses projetos que o clube está trazendo", finalizou Idel.

Texto: Comunicação/ FFC
Fotos: Lucas Merçon/ FFC






Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Logo brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Ze delivery original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Logo brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Ze delivery original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original