13/03/2021 09:00 - EM
Futebol | Clube
FLA-FLU 431
Em ação conjunta, clubes unificam dados do clássico e reforçam importância da marca Fla-Flu


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


No domingo, 14, o Maracanã vai receber o Fla-Flu de número 431. A partir do jogo válido pela 3ª rodada da Taça Guanabara 2021, os duelos entre Flamengo e Fluminense passarão a ser numerados.


A novidade é fruto da unificação dos dados do confronto, promovida em ação de conteúdo histórico que envolveu os departamentos de memória de ambos os clubes. Assim, busca-se reforçar a importância do clássico mais tradicional no futebol brasileiro.



A estatística oficial, agora, indica 158 vitórias do Flamengo, 133 do Fluminense e 139 empates, em 430 jogos. Foram 627 gols marcados pelos rubro-negros e 566, pelos tricolores.


“O Fla-Flu é o clássico mais conhecido do país. São muitas histórias, grandes ídolos, multidões espetaculares lotando o Maracanã. Nada mais justo que fortalecer ainda mais esta marca centenária”, declarou Rodolfo Landim, presidente do Flamengo.



"Tanto Fluminense quanto Flamengo têm suas histórias centenárias repletas de conquistas e vitórias. Mas a marca Fla-Flu possui vida própria, é uma espécie de patrimônio cultural do Rio de Janeiro e do Brasil. Reforçar esta marca é também reforçar o futebol brasileiro", disse o presidente tricolor Mário Bittencourt.  


Flamengo x Fluminense



Ao longo de 109 anos de rivalidade, Flamengo e Fluminense viraram protagonistas do maior e mais charmoso clássico do Brasil. Em 2021, são as duas únicas equipes cariocas na Série A do Brasileirão e na Libertadores.



Considerado uma celebração que sintetiza a identidade carioca, o Fla-Flu é, desde 2012, quando fez 100 anos, patrimônio imaterial do Rio de Janeiro.


Com suas cores e magia, o clássico dos clássicos é aquele que, segundo Nelson Rodrigues, nasceu "40 minutos antes do nada".



O primeiro duelo ocorreu em 1912. A expressão "Fla-Flu", porém, se popularizou apenas em 1933, com o uso pelo jornalista Mário Filho, que definiu o confronto como "Clássico das Multidões" e dá nome ao seu mais icônico palco: o Maracanã.


Foi lá, inclusive, que o jogo reuniu, em 1963, quase 200 mil pessoas, recorde mundial de público em uma partida entre clubes. Também no Maior do Mundo, o Combinado Fla-Flu enfrentou a Seleção Brasileira, em 1977.



A rivalidade entre Flamengo e Fluminense se tornou sinônimo de disputa.


Nas arquibancadas, rubro-negros e tricolores promovem um espetáculo visual à parte. A combinação de cores entre as torcidas é uma das principais marcas do duelo.



O encontro entre Flamengo e Fluminense é um clássico de ídolos, emoção e imprevisibilidade. Quando a bola rola, nunca se sabe o que esperar. Mas, certamente, ficará marcado na memória.


Clique aqui e confira todos os jogos.


Clube de Regatas do Flamengo - Fluminense Football Club



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original