28/04/2021 18:59 - EM
Olímpico | Clube
Estudo de preparador físico tricolor é reconhecido por revista científica
Paolo Sirieiro avaliou método de treinamento capaz de melhorar o desempenho dos nadadores do Fluminense


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Um artigo científico escrito por Paolo Sirieiro, preparador físico do Departamento de Esportes Olímpicos do Fluminense, será publicado na conceituada revista americana "International Journal of Exercise Science". O estudo, que avaliou um método de treinamento capaz de melhorar o desempenho dos nadadores do Tricolor, foi feito em parceria com o Laboratório de Desempenho, Treinamento e Exercício Físico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e ainda contou com a participação de pesquisadores americanos da Universidade de Wisconsin-La Crosse e da Universidade do Estado de Montana, além de Igor Nasser e Humberto Miranda, orientador de Sirieiro no curso de doutorado da UFRJ.

Entitulado "O efeito da configuração da série e da carga na potencialização pós-ativação do salto vertical em atletas", o estudo verificou que o salto dos nadadores melhora após exercícios de agachamento realizados com alta intensidade.

"Dividimos os 16 nadadores e observamos que os atletas mais fortes eram mais beneficiados por essa estratégia. Esse é um método que pode ser utilizado em dias de competição, incorporado ao aquecimento, para melhorar o desempenho dos nadadores", explicou Paolo Sirieiro.

Inicialmente, o estudo foi realizado apenas com nadadores do Fluminense e nas próximas experiências deve contar também com atletas do vôlei, basquete e nado artístico.

"A publicação desse estudo é muito importante. É um reconhecimento do trabalho e mostra que o estudo tem relevância. É também uma forma de contribuir para a literatura científica. É muito gratificante como treinador e pesquisador ver um trabalho do dia a dia se consolidar em um material que pode ajudar outras pessoas. O apoio do Departamento de Esportes Olímpicos do Fluminense também foi muito importante e motiva ainda mais o trabalho com os atletas e o trabalho de pesquisa", finalizou o preparador físico tricolor.

Texto: Comunicação/FFC
Foto: Arquivo pessoal





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original