11/05/2022 15:00 - EM
Clube
Estádio das Laranjeiras completa 103 anos nesta quarta-feira
Partida entre Brasil e Chile marcou o primeiro jogo oficial


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


Berço do futebol nacional, o campo das Laranjeiras, localizado na sede do Fluminense, foi o palco do primeiro jogo da história da Seleção Brasileira, em 1914. A partida foi um amistoso contra os ingleses do Exeter City e os brasileiros levaram a melhor, vencendo por 2 a 0. Ali, cinco anos depois, seria erguido o histórico Estádio das Laranjeiras, também conhecido como Estádio Manoel Schwartz. Construído para que o Brasil pudesse sediar o Campeonato Sul-Americano de Seleções em 1919, o Estádio das Laranjeiras foi o primeiro do país.

A iniciativa da construção partiu de Arnaldo Guinle, patrono e presidente do Fluminense de 1916 a 1931. No primeiro jogo do Sul-Americano de Seleções, competição hoje denominada Copa América, o Brasil enfrentou e goleou o Chile por 6 a 0. Realizada em 11 de maio de 1919, a partida marcou o primeiro jogo oficial do estádio. Sete dias depois, as Laranjeiras receberia o primeiro Brasil x Argentina no Brasil. Vitória do Brasil por 3 a 1. Mais tarde, a Seleção se sagraria campeã diante do Uruguai.

Em 1922, com recursos próprios e novamente por iniciativa do presidente Arnaldo Guinle, o Tricolor ampliou seu estádio, com capacidade de 18 mil torcedores para 25 mil, para sediar os jogos Latino-Americanos, evento que celebrava o centenário da independência do Brasil. A sede das Laranjeiras foi o palco da competição, realizada com pouco auxílio do poder público. Ainda naquele ano, o Brasil seria novamente o anfitrião do Sul-Americano de Seleções com as Laranjeiras como cenário. O bicampeonato veio com uma vitória por 3 a 0 sobre o Paraguai.

Parte importante da história da Seleção Brasileira, o Estádio das Laranjeiras é conhecido como o estádio onde o Brasil jamais perdeu. Entre 1914 e 1918, foram 18 jogos da verde e amarela nas Laranjeiras e nenhuma derrota. A última conquista do Seleção no Estádio das Laranjeiras foi a Copa Rio Branco em 1931, quando o Brasil venceu o Uruguai por 3 a 2 com gols de Nilo, jogador com brilhante passagem pelo Fluminense.

Já o Tricolor disputou partidas no estádio até 2003, totalizando 842 jogos nas Laranjeiras. O estádio recebeu os treinos, as coletivas de imprensa e toda a preparação dos jogadores do Fluminense até 2016, quando foi inaugurado o CT Carlos Castilho.




Umbro orig original
Betano original
Gazin original
Premiervipcar original
Tim original
Patrocinio.jpg original
Univassouras original
Hotelnacional original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Samoc original
Avanutri original
Aguiabranca original
Puri original
Bluepex original
Rentv original
Nhj original
Nb original
Telecall original
Thermohuman original
Bodymetrix original
Vaccini original
Top on original
Singular original
Opusseg original
Coachid original
Donna original
Estacio original
Cbc original
Dmcremocoes original
Prosoccer original
Fourtrade original
Phnorte original
Playermaker original
Prata original