14/04/2021 13:00 - EM
Futebol | Clube
Em 1940, Fluminense vence Torneio Início
Tricolores conquistaram título depois de superar Vasco, Botafogo e São Cristóvão, em Laranjeiras


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


Em 1940, no dia 14 de abril, o Fluminense superou três adversários para conquistar pela 4ª vez o Torneio Início, em edição realizada em Laranjeiras. 

 

Após igualdade sem gols com o Vasco e triunfo contra o Botafogo, por 1 a 0, com gol de Milani, o Time de Guerreiros levou a melhor sobre o São Cristóvão, na decisão, depois de empate em 0 a 0.

 

No mesmo ano, o Tricolor dividiu com o Flamengo o primeiro lugar do Torneio Rio-São Paulo, que voltara a ser disputado depois de 17 anos. Na ocasião, houve desistência dos clubes paulistas, com o campeonato em andamento. 

 


Também em 1940, o Flu se sagrou campeão carioca. No ano seguinte, conseguiu o bi estadual, depois de vencer o Fla-Flu da Lagoa, e do Torneio Início. 

 

A escalação da época era formada pela base de um dos principais times do Fluminense. Tricampeã carioca (1936/37/38), a equipe livrou o clube de longo jejum de títulos e passou a colecionar jogos e conquistas marcantes. 

 


Treinado pelo uruguaio Ondino Vieira, o elenco contava com os ídolos Batatais, Machado, Pedro Amorim, Romeu e Tim. 

 

Ao longo de seis anos, a partir de 1936, o Tricolor viveu sua Era de Ouro, angariando cinco troféus. 

 


Em 1938, o Fluminense goleou a Seleção Brasileira por 4 a 1, em amistoso em preparação para a Copa do Mundo da França. Com os tricolores Batatais, Machado, Romeu, Tim e Hércules entre os convocados, a Canarinho conseguiu o 3º lugar no Mundial.

 

Texto: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória



Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original